A Ferrari desembarcou no Japão com novidade importante para o seu carro pensando ainda na temporada 2023 da Fórmula 1. Animada após a vitória em Singapura no último final de semana, a equipe italiana apresentou uma nova configuração de piso em Singapura.
A equipe afirma que as revisões nas cercas do piso frontal, borda do piso, piso intermediário e parede lateral do difusor, que funcionam em conjunto com um corte inferior do sidepod redesenhado, visam o gerenciamento de perdas e distribuição de carga.
Além de ajustar o piso, a equipe italiana está executando a mesma configuração de asa de baixo arrasto e asa traseira principal que usou no Grande Prêmio da Inglaterra – que visa ainda melhorar a velocidade em linha reta. A Ferrari não está sozinha no objetivo de reduzir o arrasto, com a McLaren também trazendo uma nova asa para o Japão.
Os elementos superiores e inferiores remodelados reduzem a carga e o arrasto e são mais adequados às necessidades do circuito de Suzuka. A McLaren também adicionou um packer ao seu sidepod que ajuda a melhorar o condicionamento do fluxo local para ajudar a aumentar os requisitos de resfriamento.
Além disso, a AlphaTauri aproveitou o grande pacote de atualização que trouxe para o GP de Cingapura, com mais mudanças para a corrida deste fim de semana no Japão, ajustando a junção da placa final em sua asa traseira para melhorar a eficiência geral de seu pacote.
A equipe também removeu três palhetas giratórias da haste do espelho externo como parte de um experimento repetido. Esta mudança serve não apenas para reduzir o arrasto, mas também impacta o efeito de outwash que atua sobre a roda dianteira.
Mercedes e Aston Martin também aprimoram carros para seguir na cola da Ferrari
A Mercedes fez uma pequena modificação em sua asa traseira com uma palheta contornada adicionada à face externa de sua placa traseira. Na sua apresentação técnica oficial, a equipa disse: “Esta palheta gera um pequeno vórtice que por sua vez gera uma pequena quantidade de força descendente e arrasto local”.
Por fim, a Aston Martin introduziu dutos de freio dianteiro menores e revisados, que são mais adequados aos requisitos de refrigeração da pista de Suzuka, enquanto a Williams está executando uma configuração de piso ajustada.