A temporada 2024 da Fórmula 1 vai começar e com ela novidades à vista. Nos bastidores, a FIA, entidade responsável pela categoria, atualizou duas regras: a abertura do DRS durante as provas e o número de motores que podem ser utilizados ao longo do ano de disputa.
Na segunda-feira, com o lançamento dos primeiros carros, a FIA já havia noticiado que o formato da corrida sprint será diferente, com a classificação da corrida curta ocorrendo já na sexta-feira. Além desta medida, a entidade abordou as duas questões citadas acima.
Ficou determinado que cada piloto receberá quatro motores por cada temporada. A determinação vale para 2024 e 2025. A medida visa cumprir o desejo das equipes, já que o volume de provas será ainda mais extenso neste ano: 24 GPs.
Outro ponto debatido e fixado é sobre o momento em que o DRS poderá ser utilizado. Geralmente, os pilotos só podiam abrir o recurso depois duas duas voltas iniciais em cada circuito. A partir desta temporada, eles poderão utilizar o DRS depois da primeira volta, mas desde que estejam a um segundo do piloto da frente. A nova regra também se aplica a um período atrás do safety car.
Fórmula 1 começa quando?
A temporada 2024 terá motores roncando pela primeira vez no dia 29 de fevereiro, quando ocorrem os treinos livres do GP do Bahrein. A prova está marcada para o dia 2 de março. Até o próximo dia 16, as equipes estarão apresentando seus respectivos carros para a disputa de 24 provas, incluindo o GP do Brasil.
Nas movimentações de pré-temporada, no dia 21 de fevereiro, os times se movimentam nos testes no próprio GP de Sakhir. As grandes notícias de forte repercussão às vésperas do pontapé inicial na temporada foi a troca de Hamilton para a Ferrari para 2025, e o caso de acusação de conduta imprópria de Christian Horner na Red Bull, situação que vem sendo investigada e pode culminar na saída do chefe da escuderia.