in

FIA adota novas regras para punição no grid e bandeira vermelha na F1; veja detalhes

Atualizações nos artigos já serão válidas a partir do GP da Holanda, marcado para o fim de agosto

Corrida de Fórmula 1
Carros de Fórmula 1, no GP de Mônaco (foto: reprodução/F1)

Em férias de verdão, a FIA trouxe novidades para alguns artigos do regulamento da F1. As duas mudanças se devem a acontecimentos no GP da China, em abril.

A primeira abrange diretamente a Sprint. Anteriormente, os pilotos evitariam punições na prova principal caso abandonassem a corrida. Foi o que Fernando Alonso, da Aston Martin, fez após atingir a Ferrari de Carlos Sainz.

No entanto, o artigo 54.3 b) estabelece agora que “se um piloto não puder cumprir a penalidade por ter se classificado na sessão de Sprint ou na corrida… ou por ter abandonado a sessão de sprint ou a corrida… os comissários podem impor uma penalidade de posição no grid ao piloto na próxima corrida”.

Ainda na China, Sainz rodou durante a classificação e a bandeira vermelha foi acionado. Mesmo assim, o espanhol retornou ao pitlane e seguiu na classificação sem receber ajuda externa.

Tendo em vista o ocorrido, o artigo 39.6 da F1 agora diz que “qualquer piloto cujo carro pare em qualquer área que não seja o pitlane durante a sessão de classificação ou a sessão de classificação da Sprint e receba assistência física não poderá mais participar daquela sessão”.

Temporada da F1

O GP da China foi somente a quinta prova do ano. No momento, o atual tricampeão da categoria, Max Verstappen, da Red Bull, lidera a classificação dos pilotos com 277 pontos. Lando Norris, da McLaren, é o vice, com 199.

A F1 volta com tudo somente no fim do mês, para a etapa da Holanda.

Escrito por Guilherme Papa

Comentários

Loading…

Sébastian Ogier wrc

WRC divulga calendário de 2025 com três novas etapas

George Russell e Lewis Hamilton, dupla titular da Mercedes na Fórmula 1

Ferrari: Frédéric Vasseur compara Hamilton e Russell na Fórmula 1