in

FIA confirma que inspecionará fábricas de equipes da Fórmula 1 sem aviso prévio

FIA resolveu endurecer a sua política de visita às fábricas das equipes da Fórmula 1 e agora pretende visitar sem aviso prévio

FIA - Fórmula 1
Divulgação / FIA

A FIA, responsável pelas regras da Fórmula 1 e órgão regulador do automobilismo mundial, está se preparando para fazer visitas às fábricas da F1 sem aviso prévio às equipes.

Existem várias regras que as equipes de F1 devem cumprir durante as operações de fábrica, desde testes em túnel de vento e tempo de CFD até restrições de limite de custos e uso de pessoal terceirizado. Devido a estes fatores, a FIA faz visitas regulares às fábricas da F1 para garantir que tudo está a ser conduzido dentro das diretrizes dos regulamentos.

No entanto, o Diretor de Monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, revelou que deseja agilizar este processo para garantir que as laterais sejam verificadas de forma mais robusta, sem lacunas.

Na situação atual, a FIA avisa com bastante antecedência aos competidores sobre quaisquer visitas futuras, o que facilita as coisas para quem deseja encobrir qualquer atividade antidesportiva. A abordagem preferida de Tombazis procuraria mitigar esta situação.

Anteriormente, a equipe de inspetores de fábrica da FIA estava do lado positivo, mas Tombazis afirma que uma campanha de recrutamento aliviou estas preocupações, permitindo ao órgão realizar visitas às fábricas mais prontamente.

Aspas de Nikolas Tombazis, Diretor de Monopostos da FIA

“Não achamos que deveríamos apenas entrar pela porta e entrar, mas achamos que seria certo ter um processo em vigor onde pudéssemos simplesmente telefonar para eles, e alguém sai e pega essas pessoas e elas podem dizer: ‘Quero ir ver o túnel de vento ou algo assim.’”

“Cerca de 10/15 minutos, queremos chegar ao ponto em que seja realmente imediato. Não precisamos esperar no portão por mais uma hora ou algo assim. “Há muito tempo que pretendíamos expandir [a equipe de inspetores de fábrica], mas estávamos com um pouco de falta de pessoal. Recentemente, atingimos o número alvo desta equipa e agora isso permite-nos visitar as equipas aproximadamente a cada duas ou três semanas.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Enzo Elias encerra temporada de estreia na Stock Car com atuação consistente em Interlagos

Stock Car: Ricardo Zonta domina corrida 1 em Interlagos, vence pela terceira vez no ano e coloca a Shell em terceiro no campeonato