in

FIA planeja punições mais pesadas na Fórmula 1 após caso Magnussen

kevin magnussen Haas FIA
Divulgação/ Twitter Haas

A FIA tem o plano de impor penalidades mais severas aos pilotos da Fórmula 1 que deliberadamente “cortam” a pista para manter suas posições. A decisão se dá após atitude de Kevin Magnussen em Miami, segundo publicação do Motorsport.

Na corrida sprint do GP de Miami, Magnussen recebeu três penalidades de dez segundos por sair da pista e ganhar vantagem, o que significou que o piloto da Haas manteve Lewis Hamilton, da Mercedes, atrás. Ele também recebeu uma quarta penalidade, desta vez um acréscimo de cinco segundos, por deixar a pista sem motivo justificável.

Embora Magnussen tenha arruinado sua corrida, sua táctica permitiu ao companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, marcar pontos cruciais, refletindo uma atitude defensiva do piloto.

As ações de Magnussen foram consideradas “inaceitáveis” e dignas de uma proibição de corrida pelo chefe da McLaren, Andrea Stella, em um consenso crescente de que a decisão de aumentar a punição de cinco para dez segundos nesta temporada não faz nada para impedir os pilotos de bloquearem os rivais ilegalmente para beneficiar um companheiro de equipe.

Os comissários do GP de Miami mantiveram as penalidades de dez segundos para manter a consistência com as decisões anteriores, mas levantaram em um de seus vereditos que penalidades mais severas poderiam ser uma solução melhor no futuro.

Segundo o Motorsport, a FIA está interessada em começar a distribuir drive-throughs — punição que leva o piloto punido a entrar nos boxes, dirigir respeitando o limite de velocidade e voltar à corrida — em tais cenários, o que resolveria o problema imediatamente porque força os pilotos infratores a parar e ceder posição.

FIA coloca assunto em discussão

O assunto será discutido pelas equipes da Fórmula 1, comissários e pela FIA no briefing dos gerentes de equipe na sexta-feira (17), no Grande Prêmio da Emilia Romagna, em Ímola.

A punição crescente seria aplicada em caso de reincidência durante a mesma corrida, quando os comissários suspeitarem que os pilotos estão saindo intencionalmente da pista para manter sua posição.

Avatar

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Marc Márquez, piloto da Ducati no MotoGP

Marc Márquez sugere sair da Ducati e KTM pode ser destino

Max Verstappen se prepara para voltar a correr em Ímola.

Verstappen sobre Ímola: “É sempre interessante correr em uma pista realmente antiga”