A Alpine vem figurando numa posição intermediária na atual temporada da Fórmula 1. Entretanto, o pódio obtido em 2023 no GP de Mônaco, através do terceiro lugar de Esteban Ocon, dá a esperança de dias melhores para a equipe francesa.
Afinal, pela primeira vez a Alpine faturou um pódio desde o fim da temporada de 2021, pelas ruas de Monte Carlo. Aliás, Ocon é apenas o nono colocado do Mundial de Fórmula 1 com 25 pontos, enquanto seu parceiro Pierre Gasly é o décimo, somando 15.
Mesmo que a Alpine seja a quinta colocada na disputa por construtores com 40 pontos, bem distante das quatro primeiras equipes, Ocon se mostra confiante no futuro. Assim, o piloto francês considera que a montadora, a antiga Renault, conseguiu manter um equilíbrio na temporada 2023 da Fórmula 1, logo após as dificuldades nas primeiras corridas.
“Dobramos a pontuação nas últimas três corridas”, exaltou Ocon
“Podemos nos orgulhar de como a equipe se recuperou após um início de temporada difícil, que sabemos que estava abaixo de nossas expectativas. Conquistamos o dobro de pontos em cada uma das últimas três corridas e também alcançamos um pódio merecido. A equipe tem trabalhado arduamente para entregar esses resultados, então todo o crédito a eles, tanto nas fábricas quanto nas pistas”, declarou Ocon.
Desse modo, o piloto francês reconhece que a Alpine não esta no nível dos concorrentes na frente na Fórmula 1. Ainda assim, Ocon se mantém confiante em dias melhores.
“Ainda queremos atingir as metas ambiciosas que estabelecemos no início do ano. Somos lutadores e acreditamos que podemos desafiar nossos competidores na pista, como já mostramos nas corridas desta temporada. Cada corrida é uma oportunidade para isso, e estamos felizes por podermos tentar outra vez neste fim de semana em Montreal”, concluiu, sobre o GP do Canadá, a oitava etapa da temporada da Fórmula 1 que acontecerá neste domingo (18), no Circuito Gilles Villeneuve.
Alpine está distante de meta traçada na Fórmula 1
Apesar de que será difícil a Alpine atingir o objetivo inicial de terminar em terceiro entre os construtores da Fórmula 1, já que no ano passado conseguiu a quarta colocação, atrás de Red Bull, Ferrari e Mercedes. Nesta temporada, a Aston Martin vem ingressando no Top 3, superando a tradicional escuderia italiana.
Então, a performance da Alpine está sendo mais satisfatória nas últimas etapas da Fórmula 1, como numa forma de resposta ao CEO da escuderia, Laurent Rossi, que lamentou os “muitos erros” e o “baixo rendimento” da equipe.