A Haas surpreendeu, no começo deste ano, ao oficializar a troca Guenther Steiner por Ayao Komatsu para chefiar a equipe, na temporada 2024 da Fórmula 1. Em entrevista ao podcast oficial da categoria, Beyond The Grid, o profissional relatou como foi a notícia repercutiu internamente.
“Estou muito feliz com a reação que recebi de todos na equipe. Quando essa informação foi anunciada, fui conversar com nossos dirigentes e com todos da equipe”, iniciou.
“Fiz o máximo de contato pessoal possível. Comecei a tentar, sentar, conversar com eles de forma honesta e transparente”, acrescentou Komatsu.
“95% das pessoas veem isto como uma oportunidade de melhorar. E estamos todos alinhados no sentido de como queremos melhorar a equipe. Estou simplesmente impressionado com o apoio positivo que recebi. E muito, muito grato por isso”, reforçou.
Em pouco tempo como chefe da Haas, Komatsu avaliou que as oficinas da escuderia precisam trabalhar de forma mais conjunta. A transformação está em andamento.
“No momento, estamos atualizando o carro. Mas, no início, com uma fábrica no Reino Unido e outra fábrica na Itália, não estávamos funcionando adequadamente como uma equipe. Tínhamos grandes problemas de comunicação”, relatou.
“Na Itália, tem um escritório de design e um departamento aerodinâmico. Eles basicamente projetam o carro. As instalações do Reino Unido são as equipes de corrida, engenharia e todas as funcionalidades para analisar o desempenho do carro. Esses dois grupos precisavam trabalhar juntos, mas isso não estava acontecendo”, prosseguiu Komatsu.
“Fazer com que essas duas instalações funcionem juntas ainda é o meu foco principal. Para mim, está claro que temos pessoas talentosas, mas não recebemos uma estrutura adequada para trabalharmos juntos”, constatou.
A união, ainda que parcial, dos departamentos trouxe resultados. A Haas já marcou quatro pontos na atual temporada e está na 7ª posição do torneio de construtores da Fórmula 1.
“Mesmo que não seja ideal em termos de instalações na Itália e no Reino Unido, ainda consigo ver muitas coisas que podemos melhorar. Até agora, o que tem acontecido nos últimos meses prova, podemos fazer muito melhor”, avaliou.
Apesar da melhora, Komatsu não está satisfeito. “No momento, não atingi o limite ideal. Depois de conhecer bem as pessoas, trabalhar remotamente, mesmo que não seja 100%, está tudo bem”, declarou.
“É preciso ter essa base de relacionamento, respeito mútuo, compreensão mútua, que estamos construindo. Sinto que este ano estamos trabalhando muito, muito melhor”, finalizou o chefe da Haas.
Próxima etapa da Fórmula 1
A temporada 2024 da Fórmula 1 prossegue neste fim de semana. O Grande Prêmio da China está marcado para ocorrer de 19 a 21 de abril. Veja o calendário a seguir:
19 de abril
- Treino Livre – 00h30
- Treino classificatório sprint race – 4h30
20 de abril
- Sprint race – 0h
- Treino classificatório – 4h
21 de abril
- Corrida principal – 4h