in ,

Fórmula 1 mantém sistema de pontos e aumenta pré-temporada para 2026 

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mudou as regras da Fórmula 1 para as temporadas 2025 e 2026

Corrida de Fórmula 1
Fórmula 1 terá novas regras em 2025 e 2026 (foto: transmissão/F1)

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta terça-feira (dia 23 de julho de 2024), a manutenção do atual sistema de pontos da Fórmula 1. De acordo com informações oficiais, a decisão foi “unânime”. 

Discutiu-se a possibilidade de mais posições conquistarem pontos. A proposta, contudo, foi negada. Hoje, até o 10° colocado soma pontos. 

Além disso, a FIA aumentou em dois quilos a massa mínima, tanto de pilotos (de 80 kg para 82 kg) como de carros (de 798 kg para 800 kg). A massa do veículo não considera o combustível. A nova regra será válida para 2025. 

A entidade também confirmou que a Fórmula 1 vai ter uma pré-temporada maior a partir de 2026.

Atualmente, as escuderias têm três dias de testes. Os trabalhos serão aumentados para nove dias, divididos em três eventos. 

A parte financeira também foi debatida. Custos relacionados às licenças-maternidade, paternidade, médica e entretenimento seguem fora do limite de teto de gastos. 

“Os objetivos estratégicos gerais do regulamento de 2026 foram reiterados, estabelecendo que o objetivo principal é alcançar corridas rápidas e mais disputadas que continuarão a envolver e empolgar os fãs”, declarou a FIA. 

“Foi fornecida uma atualização sobre o cronograma do Regulamento de 2026, abrangendo questões técnicas, esportivas, financeiras e ambientais, e que a colaboração contínua liderada pela FIA com todas as equipes estava no caminho certo para atingir os objetivos e se movendo na direção certa para a finalização do regulamento”, acrescentou.  

“Após novas discussões durante os próximos comitês consultivos técnicos e esportivos, uma atualização sobre o Regulamento de 2026 relacionado a regulamentos esportivos e técnicos será apresentada no World Motor Sport Council em 17 de outubro. Uma reunião extraordinária da Comissão de F1 ocorrerá em 2 de outubro para discutir questões de 2026”, concluiu. 

A reunião foi presidida pelo CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e pelo diretor da entidade, Nikolas Tombazis, em Londres. 

Escrito por Octávio Almeida Jr

Jornalista formado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM e do site NasPistas.com.

Comentários

Loading…

Audi deseja contratar Mattia Binotto, ex-Ferrari, para a Fórmula 1

Mattia Binotto tenta contratar diretor técnico da Ferrari para a Audi F1

George Russell, da Mercedes

F1 hoje: George Russell vê “pequenos pontos positivos” no GP da Hungria