Há quase seis anos, no dia 3 de março de 2018, os pilotos da Fórmula 1 viveram uma experiência inusitada. Uma forte nevasca caiu no Circuito de Barcelona-Catalunha, na Espanha, deixando a pista coberta de neve.
Dessa forma, durante os teste de pré-temporada daquele ano os corredores tiveram que lidar com um desafio inédito na categoria, com problemas para controlar os carros que derrapavam com facilidade.
Confira neste link o vídeo postado no perfil oficial da Fórmula 1 no Instagram relembrando essa situação.
Desempenho dos pilotos na neve
O espanhol Fernando Alonso, então na McLaren, foi um dos que mais se destacou, sendo o único piloto a conseguir registrar um tempo de volta significativo, com 1m46s149.
Além de Alonso, podemos destacar o holandês Max Verstappen, da Red Bull, e o finlandês Valtteri Bottas, então na Mercedes.
Mas vale citar que a sessão de testes foi interrompida após duas horas, devido às condições climáticas severas. Porém tanto os pilotos como as equipes da Fórmula 1 tiveram a oportunidade de viver algo único e inesquecível.
Corrida de Fórmula 1 na neve?
Nunca na história da Fórmula 1 caiu neve durante uma corrida de campeonato, nem mesmo durante os treinos livres ou de classificação. Entretanto, em duas ocasiões a pista foi coberta de branco durante uma corrida com carros de F1, mas não foi válida para o campeonato.
O primeiro caso foi o Troféu Internacional BRDC de 1973. A corrida, organizada anualmente pela Associação Britânica de Pilotos (a BRDC), foi realizada em Silverstone durante o mês de abril daquele ano. As temperaturas excepcionalmente baixas causaram a queda de alguns flocos de neve na pista, mas não o suficiente para parar a corrida de Jackie Stewart até a vitória.
Dois anos mais tarde, em m Brands Hatch, onde acontece a edição de 1975 da Race of Champions, tivemos a segunda situação com neve. Na ocasião os organizadores tiveram que adiar a largada. O evento então realmente chegou ao fim, com a vitória do falecido Tom Pryce.