A Fórmula 1 realizou, na madrugada brasileira desta sexta-feira (19), o primeiro dia de competições para o Grande Prêmio da China. As equipes McLaren e Aston Martin foram os principais destaques.
Lando Norris fez o melhor tempo e assegurou a pole position para a primeira sprint race da temporada 2024.
“Chegar ao topo é exatamente o que queríamos. É uma boa surpresa e uma boa posição. Fizemos parte do nosso dever”, declarou.
A Aston Martin, por sua vez, vai começar a sprint race na terceira posição com Fernando Alonso.
“Os pneus estavam melhores a cada volta, mas o circuito piorou por causa da chuva. Por isso, foi difícil avaliar o nível de aderência e o risco a se aplicar. No final, estou feliz”, disse o bicampeão da Fórmula 1.
As escuderias também foram protagonistas, na única sessão de treino livre para o GP da China. Lance Stroll foi o primeiro colocado, seguido por Oscar Piastri.
Lewis Hamilton surpreende
O competidor sete vezes campeão da Fórmula 1 ficou apenas em 18° lugar, na sessão de treino livre, porém reagiu e cravou o segundo melhor tempo da classificação para a sprint race. De acordo com o piloto, a chuva ajudou.
“Foram condições muito complicadas. Não há muita aderência, mas estou feliz. Quando vi a chuva chegando, fiquei animado porque em condições secas não somos rápidos o suficiente”, declarou.
Red Bull tem leve oscilação e Ferrari reage
As escuderias ocupam a primeira e segunda posições do torneio de construtores da Fórmula 1 respectivamente. A RBR teve uma pequena oscilação.
Max Verstappen foi terceiro lugar, no treino livre, e vai começar a sprint race na 4ª posição. Sergio Pérez, por sua vez, foi quarto no treino livre e inicia a sprint race em sexto.
A Ferrari ficou abaixo do top-10 no treino livre após Charles Leclerc e Carlos Sainz serem 13° e 14° colocados respectivamente.
A dupla, no entanto, reagiu no treino classificatório para a sprint race. Sainz fez o quinto melhor tempo. E Leclerc vai largar em sétimo.
Fórmula 1 prossegue no fim de semana
A principal categoria de automobilismo mundial termina a realização do Grande Prêmio da China nos próximos dias.
Neste sábado (20), a sprint race está marcada para ocorrer às 0h, sucedida pelo treino classificatório que vai definir o grid de largada, a partir das 4h.
A corrida principal está prevista para domingo (21), às 4h. Todos os eventos estão conforme o horário de Brasília,