“300%”. Esse foi o número que Frédéric Vasseur usou para mostrar o quanto seus pilotos se aproximaram do líder Max Verstappen da Red Bull.
Segundo o chefe da Ferrari, que concedeu entrevista coletiva concedida hoje, apesar de a equipe não se preocupar muito com estatísticas, todos perceberam que ocorreu um aumento de 60% em pontos ganhos em 2024 com comparação à temporada anterior.
Porém, o número para o qual Vasseur mais chamou atenção foi o quanto a Ferrari diminuiu a diferença para a Red Bull. Vasseur afirmou que os pilotos da scuderia diminuíram em 300% a vantagem que Max Verstappen tinha sobre os pilotos da equipe italiana.
Esse desempenho aponta, segundo ele, que a Ferrari está encurtando a distância e se tornando cada vez mais competitiva. Segundo Vasseur, esse processo tem sido bem mais rápido do que ele esperava.
Ferrari segue na disputa, diz Frédéric Vasseur
Atualmente, a Ferrari está no terceiro lugar tanto na disputa de pilotos quanto na de construtores.
De acordo com Vasseur, na primeira parte da temporada, até o GP da China, a Red Bull praticamente não tinha competidores. Porém, depois de atualizações feitas na Ferrari, o time italiano conseguiu “roubar” algumas vitórias que já estariam no bolso de Verstappen.
No GP de Austrália, com Carlos Sainz Jr vencendo e Charles Leclerc ficando na segunda posição, a equipe realmente mudou de patamar.
Depois disso, após o GP de Mônaco, a McLaren comandada por Andrea Stella também passou a incomodar a Red Bull.
Por essas razões, Vasseur acredita que o final da temporada vai ser muito diferente do primeiro semestre. Para ele, não dá para saber quem será o vencedor em 2024. O francês acredita que Ferrari, McLaren e Mercedes ainda vão incomodar bastante a Red Bull até o final do ano.
Quem ganha com esse novo quadro são os fãs do automobilismo mundial. Assim,tudo indica que as próximas 10 corridas dessa temporada serão memoráveis.