Gabriel Bortoleto admitiu em entrevista para o Motorsport Brasil que seu “sonho” no momento consiste em disputar a Fórmula 1 com a McLaren. A declaração ocorre em meio a informações da imprensa europeia que ligam o piloto brasileiro a uma vaga na Sauber.
O piloto brasileiro faz ótima temporada com a Invicta Racing na F2, sua campanha de estreia que o coloca em segundo na classificação com 129 pontos, 36 atrás do líder Isack Hadjar.
Apesar de sua ligação atual com a McLaren, o Formu1a.uno relatou que o novo diretor de operações da Sauber, Mattia Binotto, listou Bortoleto como um alvo potencial para fazer parceria com Nico Hulkenberg em 2025. Bortoleto admitiu que ficou lisonjeado com esse interesse, mas continua focado em atingir seu futuro na Fórmula 1 com a McLaren.
No entanto, as perspectivas dentro da configuração da McLaren são limitadas neste momento, com Lando Norris e Oscar Piastri vencendo corridas em meio a contratos de vários anos. Bortoleto entende que a McLaren prefere manter seus serviços, mas acredita que a equipe não o impedirá de procurar outro lugar se surgirem oportunidades.
Aspas de Gabriel Bortoleto, piloto da Invicta Racing
“É legal ser mencionado por uma pessoa da F1 porque é onde você quer estar. Mas vamos ver o que o futuro reserva. Estou fazendo meu trabalho da melhor forma possível na F2, não em dificuldades, mas para estar pronto para subir para a F1. Eu diria que essa é minha situação no momento.
“Tenho um contrato com a McLaren, sou o piloto júnior deles, tenho um contrato de longo prazo. Mas também sei que a McLaren quer que eu tenha sucesso e quer me ver na F1. Eles sabem que têm dois pilotos muito bons e estão me preparando para entrar na F1. E, um dia, ser o piloto deles, porque esse é o meu sonho.”