George Russell foi desclassificado do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, hoje, pela Fórmula 1.
O piloto britânico estaria com o carro 1,5 quilos abaixo do peso permitido pela entidade que comanda o esporte: a FIA.
Essa, que seria a terceira vitória de Russell, acabou se tornando mais uma vitória para o heptacampeão Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe na Mercedes.
Relatório da FIA sobre carro de Russell
Em relatório oficial, a FIA informou que o levantamento feito pelos delegados técnicos da instituição diz o seguinte: “Após a corrida, o carro número 63 (George Russell) foi pesado e seu peso era de 798,0 kg, que é o peso mínimo exigido pelo Artigo 4.1 do regulamento técnico”.
“Depois disso, o combustível foi drenado do carro e 2,8 litros de combustível foram removidos. O carro não havia sido totalmente drenado de acordo com o procedimento de drenagem. O carro foi pesado novamente nas balanças interna e externa da FIA e o peso foi de 796,5 kg. A calibração das balanças interna e externa foi confirmada e testemunhada pelo competidor”.
Segundo o delgado Jo Bauer da FIA, “esse valor está 1,5 kg abaixo do peso mínimo exigido no Artigo 4.1 do regulamento técnico, que também deve ser respeitado em todos os momentos da competição”. Bauer disse que em razão disso estava “encaminhando a questão aos Comissários para sua consideração”.
A decisão final foi a desclassificação de Russell. Com isso Lewis Hamilton ficou em primeiro lugar; Oscar Piastri, da McLaren acabou em segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro.