in ,

Gil de Ferran, bicampeão da Indy, morre aos 56 anos

Ex-piloto era funcinonário da McLaren; brasileiro teve grande sucesso no automobilismo norte-americano

Ex-piloto de Fórmula Indy, Gil de Ferran
Bicampeão da Indy sofreu uma parada cardíaca nesta sexta-feira (Divulgação - McLaren)

O ex-piloto Gil de Ferran faleceu nesta sexta-feira (29), aos 56 anos, vítima de um parada cardíaca. O brasileiro conquistou o bicampeonato da Fórmula Indy e uma edição das 500 Milhas de Indianápolis.

Aposentado das pistas, Gil ainda estava em atividade no mundo do automobilismo. O brasileiro trabalhava na McLaren, auxiliando a equipe de Fórmula 1 em sua reestruturação na categoria. O time de Woking terminou o Mundial de Construtores na quarta colocação, com o total de 302 pontos.

Gil de Ferran como piloto

Depois de iniciar a sua trajetória no Brasil, Gil de Ferran migrou para a Europa em busca de uma possível vaga na Fórmula 1. O brasileiro disputou corridas nas Fórmulas 3 britânica e européia, chamando a atenção do automobilismo norte-americano.

Gil de Ferran fez a sua estreia na Fórmula Indy, antiga CART, em 1995, com chassis Reynard em um carro da Hall Racing. O brasileiro conquistou a sua primeira vitória na última corrida do ano, realizada em Laguna Seca.

O triunfo trouxe um novo ânimo para o piloto na categoria. Gil teve uma rápida adaptação aos ovais norte-americanos e guiou carros da Walker e da tradicional. Penske. O brasileiro faturou o bicampeonato da categoria nos anos de 2000 e 2001 e ainda venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2003.

Bruno Bravo Duarte

Escrito por Bruno Bravo Duarte

Jornalista com atuação nos portais Naspistas.com e Torcedores.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por automobilismo, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.

Comentários

Loading…

Max Verstappen

Horner explica segredo para Verstappen parecer sempre melhor a cada ano

Gil de Ferran morreu aos 56 anos nesta sexta-feira (29)

Felipe Massa lamenta morte de Gil de Ferran: “Perdemos um irmão”