O ex-piloto Gil de Ferran faleceu nesta sexta-feira (29), aos 56 anos, vítima de um parada cardíaca. O brasileiro conquistou o bicampeonato da Fórmula Indy e uma edição das 500 Milhas de Indianápolis.
Aposentado das pistas, Gil ainda estava em atividade no mundo do automobilismo. O brasileiro trabalhava na McLaren, auxiliando a equipe de Fórmula 1 em sua reestruturação na categoria. O time de Woking terminou o Mundial de Construtores na quarta colocação, com o total de 302 pontos.
Gil de Ferran como piloto
Depois de iniciar a sua trajetória no Brasil, Gil de Ferran migrou para a Europa em busca de uma possível vaga na Fórmula 1. O brasileiro disputou corridas nas Fórmulas 3 britânica e européia, chamando a atenção do automobilismo norte-americano.
Gil de Ferran fez a sua estreia na Fórmula Indy, antiga CART, em 1995, com chassis Reynard em um carro da Hall Racing. O brasileiro conquistou a sua primeira vitória na última corrida do ano, realizada em Laguna Seca.
O triunfo trouxe um novo ânimo para o piloto na categoria. Gil teve uma rápida adaptação aos ovais norte-americanos e guiou carros da Walker e da tradicional. Penske. O brasileiro faturou o bicampeonato da categoria nos anos de 2000 e 2001 e ainda venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2003.