in

GP da Bélgica: relembre a vitória de Felipe Massa em Spa-Francorchamps, em 2008

Massa ficou com a vitória após punição a Hamilton; veja como foi o último triunfo brasileiro em Spa-Francorchamps

Felipe Massa no pódio do GP da Bélgica de Fórmula 1, em 2008
Felipe Massa no pódio do GP da Bélgica de 2008 (Reprodução / F1)

Em 2008, Felipe Massa teve de esperar para ser consagrado o vencedor do GP da Bélgica. Isso porque, na pista, foi Lewis Hamilton quem cruzou a linha de chegada mais cedo e até mesmo a subir no lugar mais alto do pódio.

Mais tarde, porém, a FIA optou por tirar a vitória do britânico com uma punição de 25 segundos. Lewis, segundo o relatório da entidade, cortou uma chicane e obteve vantagem indevida durante uma disputa com Kimi Räikkönen pela liderança.

Leia também:
– Band F1 AO VIVO: horários e programação do GP da Bélgica
– Programação e como assistir aos GPs da Bélgica de Fórmula 2 e 3
– Felipe Massa na Fórmula 1: Vitórias, desafios e superações

A temporada de 2008, no geral, foi polêmica para Felipe Massa, devido ao “crashgate“, evento que registrou uma irregularidade envolvendo Fernando Alonso e Nelson Piquet Jr, que prejudicou o brasileiro no GP da Malásia e, mais tarde, o custou o título mundial, justamente para Lewis Hamilton. Atualmente, Massa luta nos tribunais pelo reconhecimento do título daquela temporada.

Em Spa-Francorchamps, porém, Felipe teve justiça mesmo sem apelar e ficou com o troféu do GP da Bélgica de 2008. Até o momento da produção desta matéria, ele é o último brasileiro a vencer a tradicional prova.

A classificação do GP da Bélgica de 2008

Durante o treino classificatório para decidir a ordem do grid de largada para o GP da Bélgica, foi Lewis Hamilton quem bateu o melhor tempo de volta, com 1:47.338 no Q3.

Já Felipe Masse foi o segundo mais rápido com 1:47.678, seguido pelos finlandeses Heikki Kovalainen, da McLaren, e Kimi Räikkönen, da Ferrari. Ou seja, era anunciada uma verdadeira briga pela vitória entre as duas equipes, que intercalaram seus carros para a largada.

No domingo, os vinte pilotos largaram para uma corrida interessantíssima, que contou com bastante chuva e abandono dos outros dois brasileiros do grid: Rubens Barrichello e Nelson Piquet Jr.

Largada do GP da Bélgica de Fórmula 1 em 2008
Largada do GP da Bélgica de 2008 (Reprodução / Wikipédia)

O embate entre Hamilton e Raikkonen

O melhor momento da prova, porém, não envolveu diretamente Felipe Massa e ocorreu já perto do fim da corrida. Após disputarem pela primeira posição desde a largada, Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen protagonizaram um embate eletrizante faltando três voltas para a bandeira quadriculada.

Na ocasião, Raikkonen era quem liderava a prova, quando Hamilton o ultrapassou por fora da pista – manobra essa que tiraria mais tarde a vitória do britânico. Após devolver a posição de forma “duvidosa”, o piloto da McLaren partiu novamente pra cima e retomou instantaneamente a liderança em Spa-Francorchamps.

Por fim, com a pista molhada, Hamilton chegou a parar fora da pista, mas contou com a sorte ao ver o finlandês rodar e bater sua Ferrari na parede, culminando em seu abandono a um pouco mais de uma volta do fim da prova.

Massa, que vinha logo atrás, assumiu a vice-liderança e cruzou a linha de chegada após o britânico, o que foi crucial para resultar em sua vitória após a punição dada pela FIA ao líder da corrida.

O resultado do GP da Bélgica de 2008

O pódio do GP da Bélgica, a princípio, foi composto com Lewis Hamilton em primeiro, Felipe Massa em segundo e o alemão Nick Heidfeld, da Sauber, em terceiro. Porém, após decisão da FIA, Hamilton foi punido com 25 segundos, o que mexeu com a ordem do pódio, colocando-o apenas em 3º lugar.

A vitória em Liège foi importante para que Massa se aproxima-se de Hamilton no Mundial de Pilotos, indo a 74 pontos, apenas dois a menos que Lewis Hamilton naquele momento. O embate entre os dois pilotos se manteria assim até o fim da temporada, culminando no primeiro título do hoje heptacampeão mundial de F1.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Andrea Stella e pilotos da McLaren após o GP da Hungria.

Andrea Stella considera estipular hierarquia de pilotos na McLaren após polêmica no GP da Hungria

Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes

Toto Wolff ‘ignora’ Red Bull e elege McLaren de Andrea Stella a nova referência da Fórmula 1