in

GP da Espanha: Há 10 anos Alonso conquistava sua última vitória

Piloto espanhol, que disputou o GP da Espanha no Circuito da Catalunha neste domingo (04), ganhou a prova pela Ferrari em 2013

Divulgação

Fernando Alonso disputou mais uma etapa do GP da Espanha de Fórmula 1 neste domingo (04), no Circuito da Catalunha. Pilotando a sua Aston Martin em seu país, o espanhol se classificou na sétima colocação, uma semana depois de obter o seu melhor resultado desde 2014: o segundo lugar no GP de Mônaco no domingo passado (28).

Aliás, foi no próprio GP da Espanha de exatamente 10 anos atrás que Fernando Alonso recebeu sua última bandeira quadriculada. De forma sugestiva, o triunfo ocorreu em sua casa. Na época na Ferrari, o bicampeão mundial venceu a edição de 2013 da corrida, disputada no dia 12 de maio daquele ano.

Ou seja, caso o espanhol da Aston Martin volte a vencer uma corrida na Fórmula 1, será o maior intervalo entre uma vitória e outra de um mesmo piloto na história da categoria. Atualmente, a marca pertence a Riccardo Patrese, que ganhou o GP da África do Sul em 1983 e só voltaria a triunfar em GP de San Marino em 1990.

GP da Espanha de 2013 marcou o último pódio de Felipe Massa pela Ferrari

Na ocasião, o pódio foi completado por Kimi Raikkonen e Felipe Massa, que se classificaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar. Aliás, aquele GP da Espanha marcou a última vez em que o brasileiro terminaria uma corrida entre os três primeiros colocados pilotando a Ferrari. Massa, que era parceiro de equipe de Alonso, deixaria a escuderia no fim de 2013.

Fernando Alonso é o piloto mais velho da Fórmula 1 na atualidade. Aos 41 anos, o espanhol conquistou os títulos mundiais de 2005 e 2006, pela Renault. Posteriormente, anunciaria sua saída da categoria em 2018, retornando três anos depois pela Alpine, que passou a ser o novo nome da Renaut a partir de 2021. Em 2023, Alonso faz a sua primeira temporada pela Aston Martin.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontecerá daqui a duas semanas, no GP do Canadá, no dia 18 de junho. Fernando Alonso está na terceira colocação da competição com 99 pontos. O espanhol só perde para os dois pilotos da Red Bull. Max Verstappen é o líder absoluto com 170 pontos, enquanto Sérgio Pérez soma 117 na segunda posição.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Etapa de Goiânia: o que os protagonistas disseram após as corridas de domingo

A vida de piloto comentarista!