in

GP de Abu Dhabi: IA será usada pela primeira vez para determinar se pilotos excedem limites da pista

FIA irá testar novo sistema de Inteligência Artificial na próxima corrida de Fórmula 1

Divulgação/F1

O GP de Abu Dhabi, que ocorrerá neste fim de semana, trará uma novidade. Assim, a corrida contará com uma Inteligência Artificial que será útil para determinar se os pilotos estão excedendo os limites da pista. Inclusive, vale observar que esse sistema da FIA está aparecendo pela primeira vez na Fórmula 1 e irá impor limites de pista, usando tecnologia de Visão Computacional.

Curiosamente, este inovador sistema de IA pode fazer a avaliação calculando se os pneus da F1 cruzam a borda da pista. Desse modo, o objetivo dele é possivelmente permitir avaliações mais precisas do cruzamento da linha branca. Além disso, ele também deve garantir que as penalidades de tempo, quando forem necessárias, possam ser aplicadas de modo mais rápido pelos comissários, em vez de apenas após o término da corrida.

Sistema estará presente no GP de Abu Dhabi como teste, mas ainda não está confirmado para 2024

Vale observar que atualmente, os limites da pista estão sendo aplicados por uma pequena equipe que precisa avaliar centenas de situações por prova. No entanto, a avaliação humana leva a violações não sancionadas. Portanto, com o novo sistema de IA, os colaboradores poderão auto avaliar muitos dos relatórios gerados. Contudo, ao mesmo tempo, também haverá situações em que a intervenção humana não será mais algo necessário.

Por fim, a natureza de auto aprendizagem desse sistema deve resultar em melhorias contínuas nas avaliações. Inclusive, teremos apenas um teste no Circuito Yas Marina neste fim de semana, já que não é certo que voltaremos a ver o sistema de IA em ação em todos os Grande Prêmios do ano que vem.

De qualquer modo, vale lembrar que o GP de Abu Dhabi está previsto para acontecer no domingo (26), às 10h (de Brasília), no Circuito Yas Marina. Obviamente, os dois primeiros treinos livres ocorreram nesta manhã. No sábado (25), haverá mais um treino livre e a sessão qualificatória às 10h30 (de Brasília). Por fim, vale observar que a transmissão ficará por conta da Band na TV aberta e da Bandsports na TV fechada.

Comentários

Loading…

Uma etapa especial para a Fórmula 4 Brasil e o foco na decisão do campeonato

Jorge Lorenzo, tricampeão mundial de MotoGP

Jorge Lorenzo compara disputa com Rossi e batalha entre Bagnaia e Martín