O ex-campeão mundial Mika Hakkinen enxergou problemas consideráveis na composição do SF-23, carro que a Ferrari utiliza na temporada 2023 da Fórmula 1. O finlandês disse que enxergou problemas desde os testes da pré-temporada, colocando pressão extra sobre os ombros de Charles Leclerc e Carlos Sainz.
O Ferrari SF-23 não provou ser um carro de sucesso até agora. Enquanto a equipe italiana conseguiu três pódios na primeira metade da temporada, não conseguiu chegar perto de competir pela vitória, algo que até a Mercedes conseguiu. Mika Hakkinen já percebeu durante os primeiros testes no Bahrein que havia algo fundamentalmente errado com a Ferrari desta temporada.
Hakkinen vê que um carro decepcionante contribui automaticamente para cometer erros. Ele, portanto, não coloca a culpa diretamente nos dois pilotos da Ferrari pelo desempenho ruim na atual temporada. Nas últimas corridas antes das férias da categoria, Aston Martin, Mercedes e McLaren estavam demonstrando melhor desempenho no primeiro pelotão das mais diversas corridas da temporada.
O campeão mundial de 1998 e 1999 concorda que Leclerc e Sainz não são mais novatos, mas nunca tendo conquistado um título mundial, o finlandês sabe que está sob pressão. Hakkinen está convencido, porém, que com o carro certo eles alcançarão bons resultados.
Aspas de Mika Hakkinen
“Quando vi o carro em ação em certas curvas, imediatamente disse a mim mesmo: ‘Ah, eles pegaram o carro errado este ano’ . Os pilotos ainda diziam depois do teste que havia problemas menores, mas no meu ponto de vista eram problemas realmente grandes. Principalmente porque o Red Bull estava voando direto.”
“Se o seu carro é difícil de pilotar, então as chances de errar são maiores. Os dois pilotos da Ferrari estão sempre no limite. O que a McLaren fez outro dia é um grande exemplo. Ninguém apontou acusadoramente para ninguém em Woking, eles trabalharam muito.”