A Mercedes confirmou a saída de Lewis Hamilton para a Ferrari ao final da temporada de 2024. Com isso, o heptacampeão mundial da Fórmula 1 deixará a equipe de Brackley após 11 anos e seis títulos. A mudança pegou o mundo do automobilismo de surpresa, mas ao que tudo indica não foi ‘da noite para o dia’.
Hamilton se manifestou sobre sua saída da Mercedes através das redes sociais e admitiu que não foi uma decisão fácil. Vale lembrar que o piloto britânico havia renovado seu contrato com a Mercedes até o fim de 2025.
“Tive 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde que eu tinha 13 anos de idade. É um lugar onde cresci, portanto, tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive de tomar. Mas chegou o momento certo para eu dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio”, disse Hamilton.
+ Carlos Sainz se manifesta após ser trocado por Lewis Hamilton na Ferrari
“Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto, por sua amizade e liderança. Estou 100% comprometido em apresentar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com as Flechas de Prata um ano inesquecível”, completou.
Chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff também falou sobre a saída de Hamilton da equipe. “Em termos de uma parceria equipe-piloto, nosso relacionamento com Lewis se tornou o mais bem-sucedido que o esporte já viu, e isso é algo que podemos olhar com orgulho. Lewis sempre será uma parte importante da história da Mercedes no automobilismo.”
“Entretanto, sabíamos que nossa parceria chegaria a um fim natural em certo ponto, e esse dia chegou. Aceitamos a decisão de Lewis de buscar um desafio novo, e nossas oportunidades para o futuro são animadoras de se contemplar. Por agora, ainda temos uma temporada pela frente, e estamos focados em correr para entregar um forte 2024”, finalizou.
Pela Mercedes, Lewis Hamilton disputou 222 GPs, conquistando 82 de suas 103 vitórias da carreira. Além disso, o vetarano somou 78 pole positions e 148 pódios. O britânico, contudo, não sobe ao lugar mais alto do pódio desde 5 de dezembro de 2021, no GP da Arábia Saudita.