O consultor da Red Bull, Helmut Marko, disse que a equipe falhou com Max Verstappen no Grande Prêmio da Hungria deste domingo (21), tendo avaliado mal as possibilidades de ultrapassagem na corrida.
Marko justificou a frustração do holandês no Hungaroring depois de terminar em quinto; para ele, a equipe de fato estragou a estratégia na medida em que a atualização que trouxeram para o RB20 não foi suficiente.
Embora Verstappen esperasse levar a luta para as McLarens começando na primeira fila, ele acabou sendo derrotado por Lewis Hamilton e perdeu mais uma posição para Charles Leclerc após colidir com o piloto da Mercedes.
“A principal falha foi superestimou as ultrapassagens. Nossa estratégia baseava-se na ideia de que com o pneu certo seria possível ultrapassar como no ano passado, mas agora não tinha jeito. Então, olhando para trás, calculamos erradamente as possibilidades de ultrapassagem na corrida. Pensamos que funcionaria com pneus melhores, mas a ultrapassagem foi quase impossível”, disse Marko.
“Aceitamos essa redução com a Mercedes porque pensamos, como fizemos antes, que seríamos mais rápidos com pneus novos, mas simplesmente não conseguimos ultrapassar Hamilton. Portanto, perdemos o terceiro lugar e também devolvemos o lugar após o incidente da primeira volta, só para garantir. Não teríamos vencido a McLaren, mas poderia ter sido muito mais disputado”, acrescentou o austríaco.
Helmut Marko fala de atualizações e frustração de Verstappen
Questionado se Max Verstappen estava frustrado com a falta de ritmo de seu RB20 depois de perder a pole por 0,046s para Lando Norris, da McLaren, Marko explicou. “Ele esperava mais da atualização. 46 centésimos, isso dificilmente é mensurável. Se ele estivesse na frente, teria sido outra história.
No entanto, o conselheiro da Red Bull Racing está esperançoso de que a última atualização do carro ainda tenha mais potencial e mira Spa neste fim de semana. “Na corrida, nosso ritmo ainda foi razoável às vezes, no primeiro trecho não ficamos tão atrás. Vamos agora ver o que Spa oferece, porque isso pode dar uma imagem diferente. Acho que o real potencial das atualizações só pode ser visto lá”, concluiu.