Helmut Marko não mediu palavras ao falar sobre o desempenho do piloto da Red Bull Sergio Pérez no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 deste domingo (28). Assim, o austríaco colocou mais pressão no mexicano enquanto ele luta pelo futuro na equipe.
O contrato de Pérez com a Red Bull supostamente inclui uma cláusula que permite que a equipe o demita se ele ficar mais de 100 pontos atrás de Max Verstappen no Campeonato de Pilotos. As coisas, porém, estavam melhorando para o piloto quando ele se classificou na primeira fila em Spa-Francorchamps. Mas gradualmente caiu no pelotão num dia ruim para a Red Bull, cruzando a linha em oitavo antes da desqualificação de George Russell colocá-lo em sétimo.
Infelizmente para Pérez, a diferença entre ele e Verstappen, que ficou em quarto na Bélgica, agora é de 146 pontos; de maneira que Marko descreveu seu desempenho como um “colapso completo”.
“Sergio teve a oportunidade de obter um bom resultado do segundo lugar. Mas não foi esse o caso. Especialmente no último stint, ele desmoronou completamente, onde marcou tempos de volta de 1:48.00. O que parecia tão positivo na qualificação infelizmente não se materializou na corrida”, disse.
Sobre o futuro de Pérez com a equipe, Marko acrescentou: “Para nós, a situação é tal que também passaremos pela situação geral para 2025. Temos vários pilotos e temos um conceito. Mas é claro que todo resultado é importante para Sergio, e o oitavo lugar do segundo no grid certamente não é o que esperávamos”.