O desconforto de Marko se deve ao fato de que Ferrari e McLaren reduziram a distância para a anteriormente dominante Red Bull. Na atual temporada, Verstappen continua sendo o grande favorito ao título, mas enfrentou dificuldades nas últimas três corridas.
Helmut Marko causou polêmica ao justificar o crescimento da Ferrari e da McLaren, afirmando que as equipes “copiaram” a Red Bull. O consultor da equipe austríaca, entretanto, parece manter sua opinião. Recentemente, Marko criticou a falta de espaço para “inovação” na F1, citando novamente o fato de a Red Bull ter sido copiada pelas rivais.
+ Helmut Marko fala sobre ‘novo’ problema da Red Bull: “Não deve ser sério”
Em Miami, por exemplo, a McLaren implementou uma série de atualizações que permitiram a Lando Norris conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1. Esse resultado também impôs a primeira derrota de Verstappen na categoria desde o GP de Singapura de 2023, em setembro.
Apesar da pole position e da vitória em Ímola, Verstappen teve uma corrida abaixo do esperado e precisou se esforçar dobrado para evitar uma nova derrota para Norris, que terminou a corrida apenas 0,725 segundos atrás.
Já em Mônaco, Verstappen sequer conseguiu uma vaga no pódio, terminando a corrida na sexta colocação. Charles Leclerc, da Ferrari, ficou com a primeira colocação.
“Perdemos a dominância das três primeiras corridas. A competição alcançou no terceiro ano das regulamentações atuais. Nesse processo, eles copiaram e até melhoraram várias coisas. Não há muito espaço para inovação. É apenas um desenvolvimento lógico, nada honroso”, disse Marko ao jornal austríaco Kronen Zeitung.
Nesse cenário, Marko reconhece que a Red Bull não terá vida fácil no Canadá. “A Ferrari é melhor nesse aspecto, também em termos de velocidade máxima. O fato é que não estamos indo para o Canadá como favoritos”, completou.