A Red Bull lidera a classificação de piloto e construtores da Fórmula 1 na temporada de 2024 após oito corridas disputadas. O problema é que a equipe austríaca está enfrentando mais dificuldades em relação a temporada anterior, quando dominou o campeonato com sobras do início ao fim. A diferença para os rivais já não é tão grande.
Em entrevista ao OE24, Helmut Marko avaliou o atual momento da Red Bull. O consultor da equipe chamou atenção para um fato importante. Na visão de Marko, as equipes que mais cresceram da última temporada para essa são as que conseguiram copiar o time de Milton Keynes. A McLaren, por exemplo, é uma delas.
+ Red Bull teve prejuízo milionário com batida de Pérez, revela Helmut Marko
“Estamos agora em nosso terceiro ano com os regulamentos atuais e outras equipes começaram a nos copiar. Algumas estão se saindo melhor, como você vê agora com a McLaren. A Ferrari também tem se desenvolvido continuamente”, avaliou Marko.
A diferença é notada na classificação. Enquanto Verstappen lidera o campeonato com 169 pontos, Charles Leclerc, da Ferrari, é o vice-líder, com 138. Lando Norris, da McLaren, venceu sua primeira corrida da carreira em Miami e é o terceiro colocado, com 113 pontos.
Já no campeonato de construtores, a diferença da Red Bull para a Ferrari na segunda colocação é de apenas 24 pontos. A McLaren aparece na terceira colocação com 184.
Na visão de Marko, a McLaren está colhendo os frutos da chegada do designer-chefe Rob Marshall, em janeiro. Curiosamente, Marshall deixou a Red Bull ao final da temporada passada após de 17 anos na equipe. O consultor austríaco também chamou atenção para a diferença entre o simulador e a realidade.
“Nossos pilotos chegaram a Monte Carlo entusiasmados e nos disseram que o carro era ótimo nos meios-fios. Mas, assim que entraram no carro, disseram que era incontrolável”, completou.