A saída de Adrian Newey da Red Bull após 19 anos segue sendo um dos assuntos mais comentados no mundo da Fórmula 1. Helmut Marko, consultor automobilístico da equipe austríaca, ainda lamenta a decisão do projetista em deixar o time para a próxima temporada. E mais do que isso, Marko demonstrou uma preocupação.
Em entrevista ao Motorsport-Total.com, Marko deixou claro que a saída de Newey não terá consequências dramáticas para a Red Bull. O consultor, porém, chamou atenção para o ‘fator psicológico’ dos demais engenheiros da equipe após a saída do projetista.
+ Helmut Marko revela que Red Bull teve conversas com Fernando Alonso
“A vantagem de Newey é que os outros não o têm. Ele contribuiu muito para o nosso sucesso. Enquanto isso, a equipe técnica se expandiu enormemente. Temos jovens talentos como Ben Waterhouse e nomes consagrados como Pierre Wache. E não acho que isso [a saída de Newey] terá consequências dramáticas para a Red Bull. Suspeito que o desempenho técnico e a genialidade não serão afetados”, disse.
“Muitos jovens engenheiros provavelmente só vieram para nós porque trabalhar com Newey era atraente, e ele é o projetista mais bem-sucedido”, destacou Marko.
Já em entrevista ao Motorsport.com, Marko deu outra opinião importante sobre a saída de Newey. Para o consultor, se Dietrich Mateschitz ainda estivesse vivo, provavelmente o projetista multicampeão não teria optado por deixar a equipe. Vale lembrar que o fundador da Red Bull morreu em outubro de 2022.
“Falta-nos um líder extremamente carismático. Isso também mudaria um pouco em outras empresas”, disse Marko.