Um dos momentos que mais chamaram a atenção na Fórmula 1 em 2023 foi o retorno de Daniel Ricciardo. Na metade do ano, o experiente piloto australiano assumiu o volante da AlphaTauri, braço direito da Red Bull. O chefe da escuderia austríaca Christian Horner celebrou o regresso do piloto à equipe.
Ricciardo passou a guiar o carro número 3 da AlphaTauri a partir do GP da Hungria em julho, substituindo Nyck De Vries. Em entrevista para o podcast Sky F1, Horner detalhou a forma como o australiano de 34 anos ajudou a impulsionar a equipe.
“Ele colocou alguma direção de engenharia na equipe com a experiência que tinha e isso realmente beneficiou a equipe AlphaTauri”, declarou Horner.
“Ricciardo estava farto da Fórmula 1”, disse Horner
O engenheiro elogiou a volta de Ricciardo ao grid da Fórmula 1, depois de deixar a McLaren no fim de 2022. Entretanto, admitiu que o piloto parecia estar desgastado com o circo do automobilismo.
“É ótimo ver Daniel de volta à Fórmula 1. É algo que eu estava muito interessado em trazê-lo de volta durante o inverno. Quando ele veio até nós, dava para ver que ele estava praticamente farto da Fórmula 1. Ele não estava gostando, mas aos poucos aquele sorriso voltou, aquela energia voltou, e certamente o teste em Silverstone para nós foi realmente impressionante”, relatou Horner.
O chefe da Red Bull mencionou o desempenho de Ricciardo nas sessões na Inglaterra, considerado fundamental para que substituísse De Vries na AlphaTauri. Horner também recordou do trabalho do piloto no simulador. Mas lamentou o azar que o automobilista teve ao fraturar a mão esquerda, durante os treinos em Zandvoort, que o deixou de fora por cinco corridas.
Sobre a possibilidade de Ricciardo voltar à Red Bull em 2025, em substituição a Sergio Pérez que cumprirá o último ano de contrato com a equipe, Horner despistou. Ao mesmo tempo, citou o companheiro do australiano na AlphaTauri.
“Ambos são pilotos da Red Bull Racing, então estão lá para serem chamados caso precisemos deles”, resumiu.