Nome exponencial na Red Bull e na Fórmula 1, o design Adrian Newey deixará a escuderia após 19 anos de parceria. Conforme as especulações dos últimos dias, a equipe austríaca anunciou nesta quarta-feira (01), o desligamento do profissional. Após a confirmação da notícia, o chefe Christian Horner se manifestou lamentando a partida do companheiro de longa data.
Em posicionamento feito, Horner abordou com carinho a parceria nutrida com o exímio profissional, e destacou a importância do design para que a Red Bull alcançasse marcas expressivas na categoria.
“Todos os nossos maiores momentos dos últimos 20 anos aconteceram com a mão de Adrian no leme técnico. Sua visão e brilhantismo nos ajudaram a conquistar 13 títulos em 20 temporadas”, disse Horner, enfatizando o bom relacionamento construído com Newey neste período.
“Os últimos 19 anos com Adrian foram muito divertidos. Para mim, quando Adrian entrou para a Red Bull, ele já era um designer superstar. Duas décadas e 13 campeonatos depois, ele se torna uma verdadeira lenda. Ele também é meu amigo e alguém a quem serei eternamente grato por tudo o que ele trouxe para nossa parceria. O legado que ele deixa para trás ecoará pelos corredores de Milton Keynes e o RB17 Track Car será uma prova adequada e um legado de seu tempo conosco”, complementou o chefe da Red Bull.
Apesar do final da parceria, Adrian Newey seguirá na escuderia austríaca até o primeiro trimestre da próxima temporada. O futuro do exímio projetista de carros na Fórmula 1 ainda é incerto. Nos rumores acerca da saída iminente, afirmava-se que o profissional já não estava satisfeito com a “queda de braço” na RBR e nem dos planos traçados pela equipe para o seu papel nos bastidores.
Em meio ao cenário de saída, especulava-se que Adrian Newey pudesse de transferir para a Ferrari, mas a Aston Martin também se mostra interessada no profissional, que ficará com caminho livre para definir o futuro.