A edição de 2023 da Fórmula 1 foi encerrada ontem (26) com a cena que mais se repetiu na temporada: Max Verstappen recebendo a bandeirada. Foi assim no GP de Abu Dhabi e em outras 18 ocasiões. Ao todo, foram impressionantes 19 vitórias do holandês da Red Bull nas 22 etapas.
A vantagem sobre o vice-campeão, seu parceiro de equipe Sergio Pérez, foi de quase 300 pontos. Max Verstappen somou 575, contra 285 pontos de Checo, que ganhou duas vezes na Fórmula 1 em 2023.
A forma como Verstappen sobrou contra aos concorrentes na campanha do tricampeonato mundial encantou a mídia especializada de todo o planeta. O tradicional periódico italiano Gazzetta dello Sport considerou o holandês o “emir de Abu Dhabi” e o “governador da Fórmula 1”.
“Temporada lendária de Verstappen na Fórmula 1”, festejou a mídia
O jornal britânico The Guardian descreveu suas sensações no pódio em Yas Marina. “O holandês sorriu no degrau mais alto, mas suas feições traíram a sensação em que estava ciente de que talvez nunca fosse melhor do que isso“, escreveu a publicação.
Já o diário espanhol Marca destacou os recordes de Verstappen na Fórmula 1 em 2023, citando a 19ª vitória da temporada e a 54ª na carreira, suplantando Sebastian Vettel. “Apenas Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (103) ainda estão à frente dele“, acrescentou.
Por fim, o belga HLN ressaltou outra marca histórica quebrada pelo piloto da Red Bull. “Ele foi o primeiro piloto a liderar mais de mil voltas numa única temporada. Essas estatísticas tornam a sua temporada ainda mais lendária do que já foi“, exaltou o jornal.
Em suas redes sociais, Max Verstappen festejou sua performance num ano inesquecível para o holandês. “Esta é a maneira perfeita de encerrar nossa temporada extraordinária. Estou extremamente grato por todo o trabalho duro realizado neste ano por todos e cada um de vocês envolvidos. Vencer 19 corridas em uma temporada é simplesmente incrível. É um privilégio poder dirigir um carro desses e trabalhar com todas essas pessoas incríveis!“, celebrou, em sua conta na plataforma X (antigo Twitter).