Dominante nas últimas três temporadas da Fórmula 1, o holandês Max Verstappen tem encontrado maiores dificuldades na corrida pelo título da categoria em 2024, mas ainda segue na dianteira do grid. Depois da realização do GP de Emilia-Romagna neste final de semana, o mídia internacional elencou um nome que pode dar trabalho ao piloto da Red Bull: Lando Norris.
No circuito italiano, os dois protagonizaram uma disputa quente pelo P1, tanto que a diferença entre eles foi de apenas 0,725 segundos, algo que há algum tempo não era visto. Vencedor de sua primeira corrida no GP anterior à Ímola, Lando Norris tem recebido elogios pela postura aguerrida em 2024.
Quatro dos principais jornais do mundo destacaram o crescimento do piloto da McLaren. O periódico britânico Daily Mail, chamou atenção para a disputa eletrizante nos últimos metros do traçado de Emilia-Romagna.
“Em um momento, a corrida estava tão emocionante quanto uma declaração de imposto de renda – e então bang: uma emocionante reviravolta final com Lando Norris de repente dando um sopro quente no pescoço de Max Verstappen, como um dragão. Ninguém ficará surpreso com o fato de Verstappen ter vencido o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, mas o drama inesperado nos estágios finais levantou a possibilidade de uma competição”, disse a publicação inglesa.
O jornal Marca, por sua vez, classificou a reação de Lando Norris na corrida como “tardia”, apontando que a vitória de Max Verstappen teve “facilidade inesperada”.
“Max Verstappen venceu pela quinta vez este ano no Grande Prêmio da Emilia-Romagna, ficando atrás de Lando Norris com uma recuperação tardia. Apesar dos desafios que enfrentou na sexta-feira e no sábado, Verstappen fez uma corrida quase perfeita e mostrou controle sobre seus rivais com uma facilidade inesperada”.
O La Gazzeta dello Sport, da Itália, por sua vez, teceu elogios a Lando Norris, pontuando que o restante do grid pode “invejar” o britânico, que tem engrossado a disputa com o atual tricampeão do mundo.
“Todos os outros são ratos dispostos com os quais o grande gato Max brinca, não importa se ele tem dificuldades. Ele sempre lidera a dança. Desde o início, como no Q1 no sábado, até o final. Essa é sua quinta vitória na temporada e a 59ª de sua carreira. Lando [Norris] percebeu que não teria feito muita diferença. Uma volta a mais teria sido suficiente”, opinou o periódico italiano.
Por fim, o jornal Bild, da Alemanha, definiu a briga pela vitória na Itália como uma “batalha nervosa”, destacando o crescimento de Lando Norris.
“Verstappen sentiu a pressão e recebeu um impulso dos relatórios de rádio. Norris está perseguindo a Red Bull sem piedade”.
Max Verstappen e Norris na classificação
A Fórmula 1 volta às atividades já no próximo final semana, com o tradicional circuito de Monaco, nas ruas do Principado. Na disputa pelo título, o holandês voador chegou aos 161 tentos com a vitória em Ímola. Lando Norris, por sua vez, chegou aos 113 pontos, e deixou Sergio Pérez para trás, assumindo assim a segunda posição na tabela.