in

Jack Doohan sonha com vaga na Fórmula 1, mas esbarra em “fator comercial”

Filho da lenda do MotoGP demonstrou bom desempenho na F2, mas encontra dificuldades para chegar ao topo

jack doohan
Divulgação / Formula 2

Com 168 pontos, três vitórias e cinco pódios, Jack Doohan encerrou a temporada de 2023 ocupando a terceira posição no campeonato de “acesso” à Fórmula 1 – a Fórmula 2. Ele ficou atrás do campeão Théo Porchaire, que acumulou 203 pontos, e do vice-campeão Frederik Vesti, com 192 pontos.

O piloto australiano saiu vitorioso nas corridas principais dos Grandes Prêmios da Hungria, Bélgica e Abu Dhabi. Além disso, obteve a segunda posição no GP da Arábia Saudita e alcançou o terceiro lugar na corrida sprint do GP de Silverstone.

– Jack Doohan comemora 3° lugar na Fórmula 2 e mira Fórmula 1

Apesar de não conseguir manter seu melhor desempenho durante toda a temporada, deixando o título “escapar” para Pourchaire, Doohan se mantém como um dos principais candidatos a uma vaga na F1 dentro dos próximos anos.

Quero ser piloto de Fórmula 1 no futuro, por isso foi importante ganhar essa experiência (na Fórmula 2)“; disse o australiano, de 21 anos, em entrevista recente.

“Política do paddock” pode impedir ingresso na Fórmula 1

Apesar do jovem australiano já ter mostrado ser capaz de receber uma chance na principal categoria de monopostos, alguns pontos, no mínimo, “burocráticos” podem atrapalhar seus planos.

O penhasco é tão íngreme“; iniciou a lenda do MotoGP Mick Doohan, o pai de Jack, ao podcast Beyond The Grid. “Só há 20 assentos (na Fórmula 1) e, a qualquer momento, pode haver um ou dois assentos disponíveis“; continuou

Então, com a fluidez do paddock e o fator comercial dele, você tem que estar no lugar certo, na hora certa, com o acordo certo em vigor. Está sempre em movimento“; destacou Mick, antes de garantir que, ainda assim, “é o sonho de Jack chegar ao topo“, ou seja, a Fórmula 1.

Se eu puder ajudar de alguma forma, então tentarei fazer isso. É por isso que estou na maioria das corridas que ele participa“; afirmou o pai de Jack Doohan.

Avatar

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Max Verstappen

Max Verstappen confirma cláusula em contrato com a Red Bull que impede atividades de risco

Max Verstappen Fórmula 1

Max Verstappen escapa por pouco de “acidente virtual” em Daytona; entenda