Um dos pontos trabalhados pela KTM durante os testes de pós-temporada foi o desenvolvimento da aerodinâmica, mas esse não foi o único fator abordado pela escuderia, conforme sinalizou o piloto Jack Miller.
Novidade na equipe em 2023, o australiano esteve ao lado dos chefes Cristian Pupulin e Alberto Girabola tentando implementar modificações na configuração e na estratégia. Ao falar sobre as movimentações, Jack Miller adotou o discurso de tranquilidade, utilizando inclusive um conhecido dito popular: “Roma não foi construída em um dia” para elencar que as pendências serão resolvidas gradativamente.
“Trabalhamos em um gerenciamento de controle de tração completamente diferente. Uma filosofia totalmente diferente”, afirmou Jack Miller, após a realização do testes em Valencia, onde registrou o nono tempo mais rápido entre os pilotos.
“Nós mudamos o freio do motor há algumas semanas, em termos de estratégia. E agora mudamos o controle de tração. São coisas em que estamos trabalhando há praticamente 12 meses. Mas Roma não foi construída em um dia. Você não pode reescrever tudo [código] em uma semana”, prosseguiu Jack Miller.
“Então, isso é coisa em que temos trabalhado o ano todo… Bem, eu digo que nós, os caras têm trabalhado nisso. Eu tenho reclamado e eles estão tentando consertar isso!”, complementou o australiano.
Na temporada 2023, Jack Miller apresentou oscilações, terminando na décima primeira posição com 163 pontos faturados. O piloto da KTM computou um pódio duplo em Jerez. Parceiro de equipe do australiano, o sul-africano Brad Binder alcançou índices bem mais expressivos, registrando o quarto lugar no geral, com 293 pontos, chegando a sonhar com o pódio em determinados momentos do campeonato, mas perdeu o páreo para Marco Bezzecchi.
No pleito pelo Mundial de Construtores, a KTM só ficou atrás da campeã absoluta, tendo somado 373 pontos durante a campanha. O pódio foi complementado pela Aprilia, que fechou com 323 tentos.