in

Jake Dennis estreará na Fórmula 1 em treino livre de Abu Dhabi

Jake Dennis ganhará uma oportunidade na Red Bull no Grande Prêmio de Abu Dhabi durante o primeiro treino livre

Jake Dennis Fórmula E
Divulgação/ Twitter Avalanche Andretti

A Red Bull confirmou durante o final de semana que o atual campeão da Fórmula E, Jake Dennis, fará sua estreia pública na Fórmula 1 pilotando o carro da categoria no TL1 em Abu Dhabi. Em um movimento incomum, a Red Bull está planejando realizar ambas as sessões obrigatórias de estreia no mesmo evento, com Isack Hadjar também pilotando na pista de Yas Marina.

Essa escolha também significa que nem Max Verstappen nem Sergio Perez terão que desistir de seus carros após a corrida, no México, onde o plano de corrida de sexta-feira é complicado pela adição de testes extras de pneus.

A intenção original era que a equipe tivesse Liam Lawson, que pilotou pela RBR em Abu Dhabi no ano passado. No entanto, assim que o Kiwi fez sua terceira aparição no AlphaTauri em Cingapura, ele perdeu o status de novato.

Todas as equipes são obrigadas a correr com um novato em cada carro em uma sessão de TL1, e este ano enfrentaram um calendário difícil, com Catar, Austin e Brasil todas possuindo Sprint, além de Suzuka, Cingapura e Las Vegas não sendo consideradas escolhas práticas. A maioria das equipes deixaram o TL1 de testes para o México e Abu Dhabi.

Jake Dennis possui no currículo um título da Fórmula E

Jake Dennis, de 28 anos, é piloto de simulador da Red Bull desde 2018. Naquele ano, ele pilotou o RB14 em testes na Espanha e na Hungria, e em Abu Dhabi o passeio lhe dará a oportunidade de se correlacionar com o carro atual. O piloto ganhou o prêmio McLaren Autosport BRDC em 2012. Ele terminou em terceiro na série FIA F3 em 2015 e foi quarto na GP3 em 2016.

Ele então mudou para as corridas de GT antes de sua carreira de monomotores ser reiniciada quando se juntou à equipe Andretti Fórmula E para a campanha 2020-21, terminando em terceiro em sua primeira temporada. No momento, Dennis vive o auge de sua carreira pois conquistou o título de 2022-23, tendo registrado duas vitórias e outros nove pódios. Seus resultados na Fórmula E o qualificaram para uma superlicença de F1.

Outros pilotos escalados para testes de estreia no México e/ou Abu Dhabi são Jack Doohan (Alpine), Frederick Vesti (Mercedes), Oliver Bearman (Haas), Pato O’Ward (McLaren), Robert Shwartzman (Ferrari), o brasileiro Felipe Drugovich (Aston Martin) e Theo Pourchaire (Alfa Romeo).

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Lewis Hamilton Mercedes

Hamilton e Leclerc são desclassificados do GP dos EUA

Helmut Marko, Red Bull

Marko se impressiona com Max Verstappen e elogia Lewis Hamilton: “Fez uma corrida sensacional”