A Fórmula 1 decidiu interromper as ultrapassagens durante as corridas nas saídas dos boxes para evitar situações perigosas. No entanto, a proibição da F1 não agradou Lando Norris, que vê a medida como desnecessária e teceu críticas à organização da modalidade.
Lando Norris espera que Fórmula 1 retroceda
Segundo Lorris, a nova regra imposta trará mais problemas aos pilotos. Portanto, disse aguardar que a Fórmula 1 volte atrás com a decisão tomada. “Não, acho que é uma regra terrível”, disse o piloto ao ser questionado pelo portal Motorsport.com sobre se a nova regra funcionaria bem ou não.
“A questão é que eles têm que ter a regra, por causa da outra regra boba que eles nos fizeram fazer”, retrucou Norris. “Se houver uma bandeira vermelha e faltarem três minutos, haverá como três carros que conseguirão fazer uma volta, então… Eu não sei. Devemos voltar ao que era antes.”, opinou o piloto em desaprovação à nova regra.
A proibição vem na esteira em que, nas corridas recentes, os pilotos estavam usando as saídas dos boxes para manter distância do carro à frente e ganhar ar limpo para a volta de qualificação. Além disso, buscavam conseguir espaço para aquecer os pneus.
No treino de qualificação do GP de Abu Dhabi, na última sexta-feira (24), a F1 contabilizou diversos problemas na saída dos boxes do circuito de Yas Marina que cruza para o outro lado da pista, com os pilotos efetuando bloqueios uns aos outros e Max Verstappen, piloto da Red Bull, ultrapassando os concorrentes da Mercedes.
Dessa forma, a Fórmula 1 respondeu com a proibição mencionada. Sendo assim, os pilotos não estão autorizados a dirigir mais devagar em certos momentos da corrida. No entanto, o cenário será contrário na área dos boxes, para evitar problemas maiores com os carros se aproximando em velocidades diferentes.
Fernando Alonso também desaprova
Diante da proibição, o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, disse que a medida prova a necessidade de uma reformulação geral nas regras da F1. Isso porque, segundo ele, a medida tira um pouco mais da emoção da corrida.
“Acho que não mudou muito, mas prova que o formato de classificação está obsoleto”, disse o piloto. “Não podemos ter essas coisas e esse estresse. Costumava ser a melhor sessão do fim de semana, onde os carros ganham vida, você pilota esses carros muito rápidos”, prosseguiu.
“E agora é a pior sessão do fim de semana para as equipes, para os pilotos, para a gestão do tráfego, para os limites de pista, ir para os comissários, não respeitar a delta, impedir as pessoas, apagar as voltas…”, concluiu o piloto espanhol sobre a proibição da F1 nas ultrapassagens na área dos boxes.