O jovem Lando Norris se mostrou insatisfeito com a falta de rigor da FIA ao lidar com violações de regras na Fórmula 1. A “bronca” do britânico é em torno do “jeitinho” que alguns pilotos dão para ultrapassar adversários mais lentos. Ao invés de ficarem atrás perdendo tempo, muitos estão fazendo a investida sem se preocupar com a penalidade de cinco segundos.
Os comentários de Lando Norris foram dados após o companheiro de equipe, Oscar Piastri, perder posição para George Russell na Sprint Race do último sábado (21), no GP de Austin, nos Estados Unidos. Na oportunidade, o australiano classificou uma “jogada flagrante” do piloto da Mercedes para ultrapassá-lo fora da pista e receber a penalidade.
Nas declarações, Norris citou que os pilotos tentaram convencer a FIA sobre aumentar o tempo de punição para quem costuma ganhar posições por fora da pista, mas a sugestão parece não ter sido acatada.
“O que acho um pouco bobo nisso é que essas coisas foram mencionadas tantas vezes nos briefings dos pilotos”, iniciou Lando Norris.
“É um ponto que sempre mencionamos e é um ponto que o próprio George levantou em Barcelona, onde, com o fato de que você pode se comprometer com a linha externa na Curva 1, e apenas exagerar, você pode superar dois carros e comprometer-se a simplesmente partir, como vimos as pessoas fazerem na Rússia, também no T1 e no T2.
“Eles [a FIA] vieram e disseram: ‘tudo bem, vamos fazer isso, então você tem que devolver a posição’, mas agora eles estabeleceram o precedente de nem mesmo ter que fazer isso. Então acho que há um pouco de falta de consistência mais uma vez, o que me surpreende um pouco. Havia uma orientação bastante clara sobre o que eles fariam quando tal coisa acontecesse. Mas claramente não…”, complementou Lando Norris.
Na visão do piloto da McLaren, a melhor alternativa para contornar o problema é exigir a devolução de posição ou a FIA subir o tempo de punição, de modo que não valha a pena trocar uma ultrapassagem proibida por um pênalti.
“Se a culpa é sua, devolva. Você assumiu o risco de fazer isso, você se comprometeu a fazer isso, você mesmo devolve imediatamente. As penalidades só precisam ser mais severas em geral. As pessoas estão fugindo de muitas coisas”, concluiu Lando Norris.
Apesar de ter liderado a primeira metade do GP de Austin neste final de semana, após uma excelente largada, Norris não sustentou o ritmo e terminou na terceira posição.