A Ferrari Racing terá mudanças importantes em sua estrutura interna já a partir deste final de semana. Nesta quinta-feira (27), um comunicado da scuderia italiana aponta que Laurent Mekies, diretor de corrida da equipe, deixou a sua posição com efeito imediato.
Mekeies foi anunciado como substituto de Franz Tost na AlphaTauri no início do ano, mas o combinado era a permanência na scuderia italiana até o fim da atual temporada. Espera-se que ele se junte à Red Bull apenas no final deste ano, mas o profissional resolveu deixar a Ferrari imediatamente. Com isso, Mekeies não representará a equipe neste final de semana, no Grande Prêmio da Bélgica.
A saída de Mekies e a promoção de Ioverno é o mais recente desenvolvimento de uma série de mudanças feitas em Maranello desde a chegada de Vassuer no início do ano. Assim como Mekies, a Ferrari dispensou o chefe de conceito de veículos de longa data, David Sanchez, no início do ano, antes de uma mudança para a McLaren em 2024.
Tendo emergido com o carro mais forte no início das regras de efeito em 2022, a Ferrari caiu na hierarquia em 2023 e está em quarto lugar na classificação de construtores. A expectativa no início do ano era rivalizar com a Red Bull, mas a equipe está perdendo espaço cada vez mais, ficando atrás de McLaren e Mercedes constantemente.
Nota oficial da Ferrari sobre Laurent Mekies
“Mekies deixa nossa equipe após quatro temporadas e meia, período durante o qual a equipe conquistou sete vitórias. Agradecemos ao profissional por sua grande contribuição durante esses anos. A partir do Grande Prêmio da Bélgica, parte das funções de Laurent no pitwall será realizada por Diego Ioverno, que assume o papel de Diretor Esportivo”
“Juntamente com seus colegas no pitwall, Matteo Togninalli, chefe de engenharia de pista e Ravin Jain, estrategista de corrida, ele se reportará diretamente ao chefe da equipe, Fred Vasseur.”