Proprietário da Aston Martin, o empresário Lawrence Stroll resolveu se posicionar diante dos rumores de que pode deixar definitivamente a escuderia. As especulações começaram a serem ventiladas após o pai de Lance Stroll ter vendido parte de suas ações da equipe para a Arctos Partners. Apesar disso, ele negou que tenha a intenção de deixar o time britânico.
Questionado pelo jornal New York Times sobre as notícias de que estaria deixando a Aston Martin para se dedicar com maior afinco à carreira do filho, Lawrence Stroll foi enfático ao descartar a possibilidade.
“Você não gasta centenas de milhões de libras, constrói o melhor novo campus da Fórmula 1 e contrata 400 dos melhores funcionários se estiver prestes a deixar o negócio”, iniciou o dono da Aston Martin.
“Não poderia estar mais longe da verdade que eu tenha qualquer interesse em deixar de ser o acionista majoritário dessa equipe por um longo tempo, e o mesmo acontece com a empresa de carros de estrada. Não vou a lugar algum. Planejo administrar essas empresas por muitos anos”, afirma Lawrence.
Aston Martin na temporada 2023
O desempenho da equipe durante o ano foi interessantíssimo, com Fernando Alonso acumulando pódios consecutivos e brigando em boa parte da temporada pelo terceiro lugar na classificação de pilotos. Contudo, o ritmo da Aston Martin caiu drasticamente em uma sequência de provas. Neste paralelo, Ferrari e McLaren melhoraram o desempenho, ultrapassando o time na disputa pelo Construtores.
De qualquer forma, o balanço da escuderia foi positivo. Em 22 corridas disputadas, foram 280 pontos conquistados, sendo 206 faturados por Fernando Alonso, quarto colocado no geral. A distância para a Ferrari, terceira no Mundial de Construtores, foi de 126 tentos.
Diante da manutenção de Lawrence, os planos da Aston Martin seguem para obter o sonhado título dentro de cinco anos. A equipe já tem um acerto para mudar aos motores Honda em 2026, quando justamente a Fórmula 1 terá uma mudança neste quesito.