Na manhã deste sábado (25), foi definido o grid de largada do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. A tradicional prova será realizada amanhã (26), às 10h (horário de Brasília), no charmoso circuito de rua do Principado, em Monte Carlo. A pole position foi alcançada pelo piloto da casa, Charles Leclerc, da Ferrari.
Com o resultado, Max Verstappen não conseguiu superar o recorde histórico de oito poles seguidas de Ayrton Senna em 1989, que o holandês havia igualado em Ímola na semana passada. O tricampeão mundial pela Red Bull largará somente na terceira fila, em sexto.
A primeira fila vai ser completada por Oscar Piastri, da McLaren. Já a segunda fila terá Carlos Sainz (Ferrari) e Lando Norris (McLaren). Max Verstappen fecha a terceira, com George Russel (Mercedes) em quinto. Leclerc conseguiu em Mônaco a 250ª pole da história da Ferrari e a 24ª de sua carreira.
Pérez largará apenas em 18º em Mônaco
O início do Q1 mostrou dificuldades para Charles Leclerc, que marcou os melhores tempos no TL2 e no TL3. Porém, logo após correr risco de ficar de fora dos 15 primeiros com um rendimento abaixo nas primeiras tentativas, o monegasco obteve uma boa marca que o assegurou na próxima etapa.
Portanto, o fim do Q1 foi dramático para Lando Norris. O britânico da McLaren se classificou apenas em décimo, com o cronômetro zerado. No entanto, em contrapartida, as grandes surpresas foram as eliminações de Fernando Alonso e, principalmente, de Sergio Pérez. Enquanto o espanhol da Aston Martin largará em 16º, o mexicano da Red Bull ficou na penúltima fila, somente em 18º.
Também ficaram de fora do Q2: Logan Sargeant, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. O mais rápido da primeira parte do treino foi George Russell.
No Q2, Lando Norris e Max Verstappen foram os mais velozes. Foram eliminados da parte final da sessão: Esteban Ocon, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Kevin Magnussen.
Assim, Charles Leclerc conseguiu na primeira parte do Q3 a marca de 1:10.418. O monegasco baixaria ainda mais o tempo em sua última tentativa: 1:10.270. Já Max Verstappen não obteve um bom rendimento e começará em sexto, portanto, o piloto da Red Bull foi prejudicado por um toque no muro na volta derradeira.