A Fórmula 1 é marcada pela realização de algumas provas sob temperaturas desfavoráveis aos pilotos. Realizado no último fim de semana, o Grande Prêmio da Hungria foi a corrida mais quente da atual temporada. Os competidores aceleraram sob 33°C (graus celsius).
De acordo com informações dos sites Autosport e Motorsport, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) avalia permitir que empresas desenvolvam aparelhos de ar condicionado.
O trabalho das escuderias seria restrito à compra e instalação do produto no veículo. Ainda conforme os portais de notícias, o projeto será testado pela primeira vez em agosto deste ano, quando será disputado o Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort.
“Em primeiro lugar, eu não sabia disso. Acho desnecessário. A Fórmula 1 sempre foi um esporte com condições difíceis”, opinou Lewis Hamilton.
“Além disso, somos atletas bem pagos. Por isso temos que trabalhar duro para ter certeza de que aguentaremos o calor”, acrescentou.
O britânico também citou duas sedes em que a Fórmula 1 é, tradicionalmente, realizada em condições difíceis.
“Especialmente quando vamos a lugares como Catar e Cingapura, mas não acho que precisamos de um aparelho de ar condicionado no carro”, finalizou.
Quando recomeça a Fórmula 1?
O campeonato mundial retorna nesta semana com a realização do Grande Prêmio da Bélgica, nos dias 26, 27 e 28 de junho.
Esta é a última etapa da categoria antes das férias do meio de ano. Depois disso, a Fórmula 1 recomeça em agosto. O GP da Holanda será disputado a partir do dia 25, em Zandvoort.
O calendário do GP da Bélgica é formado por três sessões de treino livre, uma de treino classificatório e a corrida. Veja a agenda completa a seguir:
26 de junho
Treino livre 1 – 8h30
Treino livre 2 – 12h
27 de junho
Treino livre 3 – 7h30
Treino classificatório – 11h
28 de junho
Corrida – 10h
Nota: todo o calendário está de acordo com o horário de Brasília.