Helmut Marko, consultor da Red Bull, afirmou que teve duas derrotas de Alex Albon para Lewis Hamilton que foram cruciais para a mudança de piloto na equipe.
Ele ressaltou que o britânico nascido na Tailândia teve “azar” na disputa com Hamilton, algo que afetou sua confiança e o fez perder o lugar na Red Bull.
“Alex (Albon) teve muito azar. No Brasil ele lutava pelo segundo lugar quando Lewis Hamilton ultrapassou e ele perdeu o pódio. Depois foi na Áustria, quando Alex estava lutando pela vitória e foi novamente derrotado por Hamilton. Isso atingiu sua confiança maciçamente”, destacou Marko, em entrevista ao podcast Inside Line F1.
Alex Albon foi o escolhido no meio da temporada em 2019 para entrar no lugar de Pierre Gasly e assumir a vaga de piloto ao lado de Max Verstappen na Red Bull. Ele não conseguiu chegar perto do nível do holandês, mas poderia ter aumentado a confiança caso chegasse ao pódio no GP do Brasil naquele ano.
“Uma vitória estava sobre a mesa e um erro tirou isso. Sua confiança caiu e precisávamos de dois pilotos sólidos para lutar pelo campeonato”, justificou o consultor da Red Bull.
No começo da temporada em 2020, no GP da Áustria, Albon estava vivendo pressão e novamente perdeu pontos importantes na disputa contra Hamilton. Ele conquistou dois pódios ao longo desta temporada, mas perdeu espaço na equipe e foi substituído por Sergio Pérez em 2021.
Hoje, com 27 anos, Albon é piloto da Williams e ocupa a décima segunda colocação na tabela de classificação, com apenas sete pontos.
Marko abre o jogo sobre possibilidade de Verstappen deixar F1
“Ele não vai ficar para sempre. Espero que ele não faça como o Nico [Rosberg]”, disse Marko.
“Se ele nos avisar antes, pelo menos, poderemos tomar providências”, pontuou o consultor sobre a possibilidade do atual bicampeão querer outros desafios na carreira. Ele tem 25 anos neste momento e lidera a temporada em 2023, sendo o grande favorito para conquistar o título mais uma vez.