Em entrevista realizada nesta sexta-feira (15), Lewis Hamilton classificou os comentários do conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, sobre o piloto mexicano Sergio Perez como “inaceitáveis”.
Marko foi criticado recentemente por comentários feitos na rede de TV austríaca Servus TV, tentando explicar a queda no desempenho de Perez no meio da temporada de 2023. “Vamos lembrar que ele é sul-americano e, portanto, não está tão focado quanto Max Verstappen ou Sebastian Vettel”, disse ele.
Desde então, o austríaco pediu desculpa pela sua “observação ofensiva” através de uma declaração oficial onde também afirmou que queria “deixar absolutamente claro que não acredito que possamos generalizar sobre pessoas de qualquer país, qualquer raça, qualquer etnia”.
Quando questionado pela Sky Sports F1 na quinta-feira, antes do Grande Prêmio de Cingapura deste fim de semana, sobre as cotações, Hamilton não perdoou os comentários e criticou duramente o conselheiro da Red Bull pelo seu posicionamento inicial.
“Embora digamos que não há espaço para qualquer tipo de discriminação neste esporte que deveria haver – não há espaço para isso – ter líderes e pessoas em sua posição fazendo comentários como esse não são bons para seguirmos em frente. Acho que isso apenas destaca, em primeiro lugar, o trabalho que ainda precisa ser feito.”
“Há muitas pessoas nos bastidores que realmente estão tentando combater esse tipo de coisa, mas é difícil manobrar se há pessoas no topo que têm esse tipo de mentalidade, que apenas nos impede de progredir.”
Lewis Hamilton fala sobre possível saída de Marko
Alguns setores da imprensa europeia em Singapura afirmam que as pessoas da Red Bull não estão considerando as desculpas e têm pedido a renúncia de Marko da equipe. O chefe da equipe, Christian Horner, abordará o assunto à mídia em Cingapura. Perez revelou que Marko pediu desculpas pessoalmente a ele e acredita que eles podem “seguir em frente” com a situação.
“Não sei o que foi dito além, isso é algo para perguntar ao Checo, mas acho que não é algo pelo qual você apenas pede desculpas e está tudo bem . Acho que é preciso fazer mais. As equipes, quando têm indivíduos, principalmente motoristas, fazem comentários, mas [também] alguns indivíduos em segundo plano – eles geralmente são removidos ou pelo menos fazem uma citação e dizem que não apoiam esse tipo de coisa.”
“Portanto, é interessante que eles não tenham feito isso neste caso, mas não é o meu time e não é como nos movemos como equipe. Isso apenas mostra o quão importante é continuarmos a fazer o trabalho. O trabalho que estou tentando fazer com minha equipe e com o esporte. Ainda temos muito trabalho a fazer para garantir que este seja um ambiente mais inclusivo.”