in

Madri revela negociações para voltar ao calendário da Fórmula 1 com circuito de rua

Atualmente o GP da Espanha é disputado na cidade de Montmeló, em Barcelona, que tem contrato com a Fórmula 1 até 2026

Madri, Fórmula 1
Europa Press / Divulgação

A cidade de Madri, capital da Espanha, abriu conversas para voltar ao calendário da Fórmula 1 futuramente. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, José Luis Martínez-Almeida, durante o Europa Press Madrid Breakfast. De acordo com o político, as negociações avançam “razoavelmente bem”.

O poder público madrilenho e a IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid) apresentaram uma proposta ao CEO da F1, Stefano Domenicali. A princípio, a ideia para o retorno de Madri ao calendário da categoria seria com um circuito de rua. O traçado estudado incluiria o recinto da feira, localizado no distrito de Barajas, e vias urbanas do entorno. 

As negociações para ter um GP em Madri estão indo razoavelmente bem. É um dos grandes eventos que existem e as cidades se medem por suas capacidades de atraírem grandes eventos”, disse José Luis Martínez-Almeida. 

Segundo o prefeito, as tratativas estão sendo intermediadas pela IFEMA “há alguns meses”, contudo, há pouco detalhes a serem revelados. Sem prazo para que as negociações sejam concluídas, ainda não é possível saber quando Madri entraria no calendário da categoria. E para Martínez-Almeida, não dá nem para apontar qual a porcentagem de sucesso nas conversas.

Embora o discurso ainda seja cauteloso, o jornal espanhol Marca apontou a possibilidade do GP da Espanha ser disputado em Madri a partir de 2027. De acordo com a publicação, esse cenário seria possível porque o contrato do circuito de Barcelona, realizado em Montmeló, termina no ano anterior, em 2026. 

A chance de Madri entrar no calendário da F1 com Barcelona é considerada improvável. Entretanto, não está completamente descartada a possibilidade das cidades se alternarem anualmente.

Cidade de Madri na Fórmula 1:

Se as negociações forem concluídas com sucesso, a cidade de Madri irá voltar ao calendário da Fórmula 1 após mais de 40 anos. O último GP disputado na capital da Espanha aconteceu em 1981, no circuito de Jarama. A prova foi vencida por Gilles Villeneuve, com Jacques Laffite e John Watson completando o pódio. Ademais, a corrida contou com os brasileiros Chico Serra e Nelson Piquet, que terminaram a prova em 11º e 20º, respectivamente. 

O circuito de Jarama ainda recebeu as edições de 1968, 1970, 1972, 1974 e 1976–1979 do GP da Espanha. Depois disso, o país voltou ao calendário da Fórmula 1 em 1986, mas com o autódromo de Jerez de La Frontera, na região da Andaluzia. O circuito recebeu o GP da Espanha entre 1986 e 1990 e o GP da Europa em 1994 e 1997. 

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Eric Granado

Eric Granado se pronuncia após ficar fora da estreia da MotoE

Foto da largada do Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 em 2022 para ilustrar a prova de 2023 que terá mudanças de horários

GP de Miami despenca de audiência nos Estados Unidos em relação a 2022