Mark Webber revelou como Oscar Piastri estava apreensivo em substituir Daniel Ricciardo na McLaren e deixar seu compatriota sem vaga na Fórmula 1 para 2023.
Ricciardo foi demitido pela McLaren no final de 2022, após duas temporadas tumultuadas com a equipe, onde foi totalmente derrotado pelo então companheiro de equipe Lando Norris. A McLaren aproveitou o atraso da Alpine em garantir a Piastri um lugar no grid da F1 para assinar um acordo com o australiano antes de negociar a saída prematura de Ricciardo.
Webber, que administra a carreira do jovem piloto, acredita que as dificuldades de Ricciardo durante sua passagem pelo time de Woking significaram que ele teria sido substituído no time de qualquer maneira. Em meio ao desejo da Alpine de manter Fernando Alonso ao lado de Esteban Ocon em 2023, foi elogiado que a equipe de Enstone estava planejando enviar Piastri por empréstimo à Williams.
Com Webber admitindo que o acampamento tinha poucas opções para uma corrida de F1 este ano, o ex-piloto da Red Bull detalha como o forte desejo da McLaren os convenceu a fazer a mudança.
Apesar da Alpine ter lançado um recurso legal perante o Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA, o acordo de Piastri com a McLaren foi mantido e ele fez sua estreia na F1 na temporada passada. O jovem de 22 anos lidou com a pressão de forma suprema, aproveitando o ressurgimento da McLaren no meio da temporada para conquistar sucessivos pódios no Japão e no Catar.
Aspas de Mark Webber sobre Oscar Piastri
“Está claro que Daniel teve duas temporadas muito difíceis como piloto da McLaren. Caso Piastri não o tivesse substituído este ano, outro piloto o teria feito. Ele disse na época que estava ocupando o lugar de outro australiano e não há muitos de nós que corremos na Fórmula 1, mas o que você pode dizer, foi uma decisão da McLaren e no final, está claro que foi o o certo.”
“As pessoas pensavam que tínhamos muitas opções para 2023, mas na verdade não tínhamos. Na McLaren eles foram fantásticos e, acima de tudo, muito claros desde o início, algo que Piastri adorou. Ficou claro para ele que alguém queria que ele dirigisse para eles e foi uma decisão fácil para nós.”