Consultor da Red Bull, Helmut Marko abriu o jogo e falou sobre a demissão de Nyck de Vries da AlphaTauri. A decisão sobre o holandês foi anunciada após o GP da Inglaterra, em que ele terminou em 17º.
Em entrevista De Telegraaf, Marko justificou a demissão pelo baixo rendimento de De Vries na atual temporada. O consultor da equipe austríaca comparou o desempenho do holandês com o de Yuki Tsunoda, outro piloto do Alpha.
“Assinamos com o Nyck porque ele foi muito bem em Monza no ano passado. Esperávamos que ele fosse ao menos igual ao seu companheiro (Yuki Tsunoda) esse ano, mas não foi o caso. Na verdade, ele era sempre 0s3 mais lento. Não vimos melhora”, explicou Marko.
Ele tem 28 anos, muita experiência e muito conhecimento “enquanto piloto de testes em vários carros da F1. Não acho que você pode compará-lo com um calouro jovem. (…) Infelizmente, ele nunca fez uma super volta que nos impressionou”, acrescentou.
Marko também explicou o motivo da demissão de De Vries ter sido anunciada faltando duas corridas das férias de meio de ano da Fórmula 1. Para o consultor, por exemplo, não valeria a pena esperar por uma melhoria de desempenho do holandês.
“Tínhamos que fazer alguma coisa. Por que esperar, e que diferença fazem duas corridas, se você não vê melhora? Nyck é um rapaz ótimo, mas, entretanto, a velocidade não estava ali.”
Marko explica escolha por Ricciardo:
Para a vaga de Nyck de Vries, a AlphaTauri anunciou o retorno de Daniel Ricciardo ao grid da Fórmula 1. Vale lembrar que o piloto de 34 anos estava como reserva da Red Bull e foi promovido após um teste bem sucedido em Silverstone.
“Os tempos de volta dele foram competitivos em três sets diferentes de pneus. Se Ricciardo não tivesse a velocidade, teríamos considerado outra coisa. Mas a AlphaTauri não está em uma boa posição, lanterna nos construtores, então tínhamos que fazer algo para mudar isso. Isso acontece com frequência depois de uma troca de pilotos, Ricciardo certamente traz uma energia nova ao time”, disse Marko.
Ademais, por fim, reestreia de Ricciardo no grid da F1 será entre os dias 21 e 23 de julho, com o GP da Hungria, em Budapeste.
+ De olho em 2024, Max Verstappen escolhe companheiro de equipe e ‘exclui’ Sergio Pérez na Red Bull