in

Marko admite futuro incerto na Red Bull: “Essa é uma questão complexa” 

Helmut Marko tem contrato com a Red Bull até o fim da temporada de 2024 e ainda não sabe qual será seu futuro na categoria após esse período

Helmut Marko
Reprodução/RedBull

Helmut Marko tem contrato com a Red Bull até o fim da temporada de 2024, e ao que tudo indica cumprirá esse acordo na próxima temporada. O futuro do consultou após esse período, entretanto, ainda é incerto. 

Aproveitando as férias da Fórmula 1 em sua cidade natal, Graz, na Áustria, Marko falou sobre seu futuro. Em entrevista à OE24, o veterano de 80 anos indicou que várias opções estão em consideração, mas deixou claro nenhuma decisão final foi tomada.

Vale lembrar que, além de atuar como consultor da Red Bull Racing, Marko também está diretamente envolvido na equipe irmã AlphaTauri. 

“Há diferentes tendências e variantes. As decisões ainda estão em aberto, inclusive o que farei depois disso. Meu contrato atual vai até o final de 2024”, disse Marko.

O consultor também comentou a declaração de Max Verstappen, que afirmou que não queria que o homem que lhe deu uma chance na Fórmula 1 deixasse a Red Bull.  Marko, contudo, abordou a questão com cautela e afirmou se tratar de algo complexo.

“Essa é uma questão complexa. É claro que eu também tenho uma obrigação com a Red Bull e com Max. Ainda assim, o pacote total tem que estar certo. Nada foi decidido ainda”, completou.

Marko chefia a divisão de desenvolvimento de pilotos da Red Bull desde 2001, com a fundação do Red Bull Junior Team. Nesse período, o austríaco foi um dos responsáveis pelo surgimento de pilotos como Sebastian Vettel, Max Verstappen, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Pierre Gasly.

+ Marko vê Pérez como nome de ponta, mas cita azar: “Tem o piloto do século como companheiro”

Após revelar tantos talentos, Marko afirmou recentemente ter desistido de encontrar um novo Max Verstappen. A declaração foi feita ao comentar sobre Olive Goethe, jovem piloto alemão contratado pela Red Bull em 2022 – atualmente ele compete na F3;

“Ele [Goethe] é um cara legal, um alemão que mora em Londres e Monte Carlo. Ele foi rápido durante os dias de teste e no próximo ano terá de provar seu valor na F3. Talvez ele tenha um pouco da mesma ousadia, mas já desisti de procurar um novo Verstappen… ficarei feliz se encontrarmos um futuro vencedor de GPs”, disse Marko.

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Jorge Martín

Jorge Martín afirma ter ficado próximo de troca de equipe na MotoGP

Um sábado de sonho em Interlagos na Fórmula 4 Brasil