O consultor da Red Bull, Helmut Marko, nomeou Fernando Alonso e Lewis Hamilton como os únicos dois pilotos que poderiam “acompanhar” Max Verstappen na Fórmula 1 atualmente.
Com o amplo domínio na atual temporada, tudo indica que o holandês conquistará o seu terceiro título mundial antes do final do ano. O principal adversário na temporada, o companheiro de equipe Sergio Perez, está 69 pontos atrás na tabela de classificação.
Depois de vencer duas das quatro primeiras corridas, a forma de Perez despencou nas últimas rodadas e o mexicano não conseguiu chegar ao Q3 nos últimos três finais de semana de corrida. Falando à agência austríaca OE24, Marko diz que o abismo entre a dupla da Red Bull pode ser atribuído ao talento de Verstappen brilhando no carro mais rápido do grid.
Embora Marko tenha marcado Verstappen, sem surpresa, como o melhor piloto da F1 atualmente, o renomado caçador de talentos austríaco contratou Alonso e Hamilton como a dupla mais próxima do atual campeão. Hamilton lutou de igual para igual com Verstappen pelo título em 2021, mas não pode competir desde então em meio às lutas da Mercedes no atual ciclo de regras técnicas.
No entanto, o britânico de 38 anos está em boa forma este ano, principalmente desde que a operação baseada em Brackley introduziu seu pacote revisado no Grande Prêmio de Mônaco. Apesar de se aproximar de seu 42º aniversário, Alonso também permanece no topo de seu jogo, conquistando seis pódios em suas primeiras oito corridas para um ressurgente Aston Martin.
Marko, que supervisiona o programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull desde 1999 e, portanto, testemunhou todas as vitórias que o time conquistou na F1, diz que está feliz por o feito ter sido alcançado antes da corrida em casa da equipe na Áustria. Porém, o que realmente chama atenção é como Marko descartou Pérez em sua análise de melhores pilotos da F1.
Veja o que disse Marko sobre Verstappen e os rivais na F1
“Ele está no melhor carro. Alonso e Hamilton poderiam, no máximo, acompanhá-lo. Esses três são simplesmente os mais fortes, mas entre eles Max se destaca novamente. É mais reconfortante vir para a Áustria com sua 100ª vitória”, disse ele. O hino nacional será tocado lá pela 100ª vez após uma vitória do Red Bull. Em nossa primeira vez em 2009 na China, eles tocaram a Valsa do Danúbio Azul por engano!”