in

Marko surpreende ao aconselhar a Renault: “Venda a Alpine para a Andretti”

Consultor da Red Bull acredita que Renault faria uma boa decisão se vendesse a Alpine para a Andretti

Helmut Marko, Red Bull
Helmut Marko (Reprodução / X - Fórmula 1)

Nas últimas semanas, a Renault e a sua equipe na Fórmula 1, conhecida como Alpine, estiveram no centro das atenções. O motivo foi a sua ampla reestruturação estrutural, mudando o CEO, o chefe do departamento técnico, o gerente esportivo e outros nomes em um curto período de tempo. A decisão acabou sofrendo muitas críticas, já que os especialistas acreditam que a administração tomou uma decisão muito radical. Além disso, Helmut Marko também decidiu dar um conselho para a equipe francesa.

Desse modo, o consultor da Red Bull teve uma ideia surpreendente ao ser questionado sobre o assunto. Para ele, a Renault devia jogar a toalha e vender a equipe para a Michael Andretti, que está tentando entrar na F1.

Além disso, o austríaco ainda acrescentou que isso acabaria com as discussões sobre a expansão do número de equipes na categoria. Dessa forma, a Andretti, que já está construindo o seu próprio time e chegou a apresentar uma indicação para a FIA, não entraria como uma décima primeira equipe. Isso, inclusive, é algo que deixaria o restante do grid contente, pois a maioria prefere a atual divisão de dez equipes.

“Andretti deve comprar a equipe Alpine. Isso seria o melhor para todos. A Fórmula 1 pode manter a escalação de dez equipes, a Andretti finalmente entrará em campo e a Renault também permanecerá nela”, declarou Helmut Marko.

Marko: “O problema da Alpine não é só o motor”

É quase certo que os franceses devem ter muita dor de cabeça só por causa da transformação estrutural. No entanto, eles também devem sofrer pela desvantagem de desempenho dos seus recursos, que agora querem compensar. Assim, eles pretendem melhorar os seus motores contra os rivais. Contudo, isso é algo que não deve ser bem recebido pela Ferrari e pela Mercedes. Inclusive, segundo o consultor, a Red Bull não é tão rígida, mas também tem as suas condições.

“Não nos opomos, mas eles têm que demonstrar claramente que a diferença de desempenho é significativa. E deve-se garantir que sejam ocorram mudanças que não enfraqueçam os outros. O aplicativo foi suspenso por enquanto. Entendo que o problema da Alpine não é só o motor. Se você ficar para trás no desempenho, terá que fazer concessões com o carro para recuperar a diferença nas retas. Isso pode significar vários décimos e pode prejudicar as características de direção do carro”, finalizou Marko.

Comentários

Loading…

Rally dos Sertões

Veja onde assistir o Rally dos Sertões ao vivo

Leclerc fala sobre permanência na Ferrari

Charles Leclerc abre o jogo sobre renovação com a Ferrari: “Minha prioridade”