O automobilismo mundial conheceu no último sábado (21), a campeã da F1 Academy em 2023: Marta Gárcia. A espanhola conquistou o título após vencer a corrida 1 do Grande Prêmio dos Estados Unidos, a 7ª e derradeira prova da temporada.
Assim, a primeira corrida em Austin terminou da seguinte forma: Marta García, Abbi Pulling e Léna Bühler no pódio, seguidas então por Nerea Martí, Bianca Bustamante, Jessica Edgar, Hamda Al Qubaisi, Chloe Chong, Amna Al Qubaisi e Lola Lovinfosse, que completaram o grid das dez primeiras colocadas.
O resultado foi suficiente para a piloto de 23 anos conquistar seu primeiro título em monopostos e a primeira edição da categoria feminina liga à Fórmula 1. Já com o título assegurado, Marta teve de abandonar a corrida 2 por problemas em seu carro e viu Hamda Al Qubaisi vencer a prova.
Sobre Marta García
A espanhola começou no automobilismo pelo Kart, assim como boa parte dos pilotos profiossionais. A primeira categoria de monopostos que Marta participou foi o Campeonato Espanhol de Fórmula 4, onde pilotou pela equipe Drivex nas últimas quatro rodadas de 2016. Na ocasião, sua melhor colocação foi P5, conquistada em cinco das onze provas que disputou. Pela F1 Academy, Marta Garcia competiu neste ano pela escuderia italiana Prema Racing.
Em entrevistas há alguns meses, antes mesmo de integrar a F1 Academy, García falou sobre o sonho de fazer parte do grid da Fórmula 1 em um futuro próximo: “Sendo quem sou, adoraria ser a única garota na Fórmula 1, embora saiba que é muito difícil.“
“Vou precisar de muita preparação, muito apoio financeiro e, no final das contas, muito talento. Não sei se algum dia serei tão boa. Cada salto de categoria custa e você tem que ser muito rápido. Eu também não desgostaria de uma categoria feminina, sério, mas cresci assistindo a Fórmula 1 e estar lá… uau“; encerrou a espanhola.
Classificação final da F1 Academy
Após a última corrida no Grande Prêmio dos Estados Unidos, assim terminou a primeira temporada entre as pilotos da F1 Academy:
1 – Marta García (PREMA Racing): 278 pontos
2 – Léna Bühler (ART Grand Prix): 222 pontos
3 – Hamda Al Qubaisi (MP Motorsport): 207 pontos
4 – Nerea Martí (Campos Racing): 181 pontos
5 – Abbi Pulling (Rodin Carlin): 175 pontos
6 – Amna Al Qubaisi (MP Motorsport): 117 pontos
7 – Bianca Bustamante (Prema Racing): 116 pontos
8 – Jessica Edgar (Rodin Carlin): 114 pontos
9 – Emely de Heus (MP Motorsport): 87 pontos
10 – Lola Lovinfosse (Campos Racing): 65 pontos
11 – Carrie Schreiner (ART Grand Prix): 56 pontos
12 – Chloe Grant (ART Grand Prix): 34 pontos
13 – Megan Gilkes (Rodin Carlin): 31 pontos
14 – Chloe Chong (Prema Racing): 25 pontos
15 – Maite Cáceres (Campos Racing): 6 pontos
Entre os construtores, a PREMA Racing, equipe de García, se sagrou campeã com 396 pontos, seguida de perto pela MP Motorsport, que encerrou a competição com 390.