Em março de 2015, aos 17 anos e 166 dias, Max Verstappen estreou pela Toro Rosso e tornou-se o piloto mais jovem da história a correr pela Fórmula 1. Pouco tempo depois, houveram alterações nas regras da superlicença e pilotos com menos de 18 anos agora não são mais elegíveis, algo que o próprio tricampeão mundial já declarou não concordar.
No entanto, desde a estreia de Vespa, não houve um nome que surgisse com tanto talento que gerasse tanto apelo popular para estrear antes da maior idade quanto Andrea Kimi Antonelli, a atual sensação das categorias de acesso à F1.
Leia também:
– Kimi Antonelli demonstra familiaridade com a F1 em testes
– Mídia internacional não perdoa Max Verstappen em Mônaco
Atualmente na Fórmula 2, o jovem italiano completará seus 18 anos em agosto e, assim como Oliver Bearman, aparece como um dos possíveis postulantes a uma vaga na categoria principal ainda nesta temporada, após a pausa de verão.
Verstappen sabe muito bem qual é a sensação de estrear em uma idade tão jovem e, segundo matéria do portal GPblog, relatou recentemente as principais dificuldades desse cenário.
“Você é tão novato que há muitas coisas que você ainda precisa aprender. Para mim, a maior delas foi fazer uma corrida completa, pois na Fórmula 3, naquela época, você fazia corridas de 35 minutos“; iniciou assim Max. “Ou seja, há muito mais coisas envolvidas. Cuidar dos pneus é uma grande parte do processo“; continuou então o piloto da Red Bull.
Kimi Antonelli deve se permitir errar
Falando especificamente sobre Kimi Antonelli, Verstappen o aconselha a não se preocupar muito com tudo o que está ocorrendo e, principalmente, a não ter medo de errar na pista.
“Quando você é talentoso, e Kimi é muito talentoso, não acho que você deva ficar muito preocupado, apenas cometa erros, você tem que cometer erros“; afirmou o tricampeão mundial. “O ideal, é claro, é que você cometa esses erros quando não está lutando por campeonatos. Eu também tive sorte com isso, começando na Toro Rosso […] Você pode cometer alguns erros bobos aqui e ali, mas é importante cometê-los […] você só se adaptará se os cometer e seguir em frente“; relatou então Max Verstappen.