Neste sábado (4), ocorreu a sessão de classificação do GP de Miami de Fórmula 1. A pole position ficou com Max Verstappen, enquanto Charles Leclerc completa a primeira fila. Já a segunda será formada por Carlos Sainz e Sergio Pérez.
A McLaren ocupa a terceira fila com Lando Norris em quinto lugar e Oscar Piastri em sexto. A quarta fila terá a Mercedes com George Russell em sétimo e Lewis Hamilton na oitava colocação. Nico Hulkenberg e Yuki Tsunoda completam o top-10 largando em nono e décimo, respectivamente.
A largada da corrida principal será neste domingo, às 17h (horário de Brasília). Horas antes do treino oficial, Verstappen ganhou a sprint no circuito de rua do Autódromo Internacional de Miami, também no sábado.
Desempenhos fracos de Ricciardo e Alonso no treino da Fórmula 1
Ao término do Q1, o holandês da Red Bull marcou o melhor tempo, enquanto Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen e Guanyu Zhou foram eliminados. Curiosamente, Ricciardo obteve a quarta colocação na sprint realizada no início da tarde, mas ficará na penúltima fila em 18º.
Já no Q2, Charles Leclerc foi o mais rápido. Ficaram de fora do Q3: Lance Stroll, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Alexander Albon e Fernando Alonso. O espanhol da Aston Martin largará apenas na 15ª colocação.
O Q3 teve uma disputa de Verstappen com as duas Ferraris de Leclerc e Sainz, que foram os mais rápidos no primeiro trecho da última fase do treino.
Logo após a troca de pneus para a volta final dos 10 carros, o trio de pilotos não conseguiu melhorar seus tempos. Mas ninguém superou a marca obtida anteriormente por Verstappen. Assim, Max Verstappen conquistou mais uma pole position, cravando o tempo de 1:27.241 em sua primeira tentativa no Q3.
Foi a sexta do atual campeão mundial nas seis etapas da temporada, mantendo 100% de aproveitamento em 2024. No total, o piloto da Red Bull atingiu a 38ª pole da carreira.