Para a última prova da temporada, a FIA introduziu mais uma novidade na Fórmula 1. A novidade implementada envolve a proibição de ultrapassagem de carros no final da reta dos boxes. A medida foi adotada após Max Verstappen ultrapassar a dupla da Mercedes durante a realização do TL2. Em entrevista coletiva, o tricampeão holandês foi questionado sobre o assunto e deu o veredicto.
“Nós, pilotos, concordamos com isso no briefing. Caso contrário, acho que você teria visto novamente o que aconteceu ontem. Mas, no momento, nada está perfeito ainda. Portanto, temos de encontrar uma solução melhor. Mas vamos continuar pensando em qual é”, afirmou Max Verstappen.
O assunto veio à tona porque no encontro de pilotos, realizado na sexta, o representante da Red Bull foi bastante criticado por sua conduta ao volante. Diante do ocorrido, a ultrapassagem na saída dos boxes só será permitida quando um carro tiver problemas técnicos claros, segundo determinação da FIA.
Para não fugir do costume, Max Verstappen cravou a pole pela 12ª vez na temporada 2023 e venceu o GP de Abu Dhabi, ostentando uma frente superior aos 17 segundos para Charles Leclerc, da Ferrari. George Russell, da Mercedes, fechou o pódio e garantiu assim o vice-campeonato para a Mercedes, que ficou com uma frente de apenas três tentos em relação à escuderia italiana, composta pelo monegasco e Carlos Sainz. O espanhol, por sua vez, acabou abandonando o circuito mais cedo.
Após mais um triunfo, Max Verstappen celebrou bastante a coroação de uma temporada histórica, onde só perdeu três corridas. Na visão do holandês, a façanha será difícil de repetir.
“Foi uma temporada incrível. É (um momento) emocionante… Na última volta, já estava bastante emocionado, foi a última vez sentando no carro que me deu muito. Vai ser difícil fazer algo similar de novo, mas definitivamente aproveitamos esse ano”, destacou Verstappen.