Conforme o esperado, Max Verstappen sacramentou matematicamente o tricampeonato da Fórmula 1 no Catar. No circuito de Losail, o holandês terminou em segundo lugar na corrida sprint de ontem (07), quando a sexta posição já bastava. Além disso, contou com o acidente de Sergio Pérez, que confirmou o terceiro título consecutivo.
Max Verstappen reina na Fórmula 1 desde 2021, de maneira a ser campeão num sábado durante a sprint. Desde 1987 com Nelson Piquet que um título da principal modalidade de esportes a motor não era confirmado numa data fora do domingo.
O tri de Max Verstappen aconteceu faltando cinco rodadas para o término da temporada e mais seis corridas com percurso completo para serem realizadas. Com 13 vitórias em 16 etapas e o recorde histórico de 10 triunfos consecutivos, o holandês largará na pole position do GP do Catar, que começa às 14h (horário de Brasília) deste domingo (08).
Max Verstappen elegeu o título de 2023 como o melhor em performance e 2021 como o mais emocionante
Questionado sobre qual dos seus três títulos foi o favorito, Max Verstappen não ficou em cima do muro: “Este é o melhor“, respondeu o piloto da Red Bull, na entrevista depois da sprint.
“Acho que o primeiro foi o mais emocionante, porque é quando os seus sonhos são realizados na Fórmula 1. Mas este foi definitivamente meu melhor ano, até agora. Com as vitórias consecutivas, o carro em si provavelmente também está na melhor forma. Então, para mim, este é provavelmente o que mais me orgulho, de certa forma, por causa da consistência”, avaliou Max Verstappen, pontuando que 2023 foi sua melhor temporada, em termos de desempenho.
O novo tricampeão mundial respondeu sobre algumas polêmicas referentes aos dois campeonatos anteriores. “Em 2021, as pessoas sempre falam sobre a última corrida. Mas acho que um campeonato se ganha durante toda a temporada, certo? O mesmo em 2022. Uma pequena indecisão no Japão que levou alguns minutos para descobrir se você é campeão ou não. Quero dizer, para mim, esse tipo de coisa realmente não importa. Eu apenas analiso meu desempenho corrida após corrida“, esclareceu.